Maria Rigo - Patrona da 32ª Feira do Livro de Canoas


MERECIDÍSSMO!

PARABÉNS, 
Maria Santos Rigo!

Patrona da 32ª Feira do Livro de Canoas - 2016.

A Casa do Poeta de Canoas sente-se prestigiada em ter sua Fundadora e Presidente de Honra homenageada neste singular evento literário de nossa amada cidade.



MARIA SANTOS RIGO nasceu em 6 de maio de 1936, em Triunfo/RS, e reside em Canoas desde 1954, co-fundadora e presidente da Casa do Poeta de Canoas; cônsul em Canoas dos Poetas Del Mundo, sócia da Casa do Poeta Riograndense e Casa do Poeta Latinoamericana.
Maria cursou Teologia Popular na EsTEF – Escola Superior de Teologia e Espiritualista Franciscana. Participou de palestras, oficinas na área de literatura, de inúmeros encontros e congressos culturais como presidente da Poebras Canoas.
Idealizou e realizou vários projetos, como a publicação de seis Coletâneas de Poesias, Contos e crônicas pela Casa do Poeta de Canoas; o projeto “Poesia no Ônibus’( com  a SMTP/Canoas e a empresa SOGAL).  Fundou  um grupo de teatro em 2004. Liderou encontros, saraus e caravanas culturais, participações em feiras de livros, entre outras atividades afins. Integrou coletâneas da Capori(Casa do Poeta Rio-Grandense) e outras. No ano de 2010 fundou o Ponto de Leitura Biblioteca Nelson Fachinelli, da Casa do Poeta de Canoas. Desenvolveu e realizou o projeto Confraria da Leitura.
Foi por 10 anos presidente da Casa do Poeta de Canoas e atualmente é Presidente de Honra e Coordenadora de Eventos.
Em 2015 lançou o livro “10 anos de história com a Casa do Poeta de Canoas”. Em 2013, foi patrona da III Feira do Livro do Bairro Igara II.
Atualmente é acadêmica de Letras com Habilitação em Português e Literaturas da Língua Portuguesa no UNILASALLE –Canoas. Integra como Mediadora de Leitura o Programa Cidadania e Leitura do PROLER - Núcleo Canoas.

Um comentário: