Demétrio Alves Leite

DEMETRIO ALVES LEITE

Nascido em ALEGRETE, RS, 05 de Janeiro de 1950.

Telefone: 51-3472.2463

FORMAÇÃO ACADÊMICA:
Título Professor, Graduação em Estudos Sociais com Licenciatura Plena em História pelo UNILASALLE – Centro Universitário La Salle. Diploma registrado sob nº 155, fls. 26 verso, Livro 110, Processo nº 23078.29961/02-15 do Ministério da Educação, Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Canoas, RS, 2002.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR:
- Programa BB-EDUCAR – Curso de Formação de Alfabetizadores. Orientação e treinamento metodológico embasado pela proposta filosófica do Programa do Banco do Brasil S/A, para desempenhar o papel de alfabetizador voluntário. Lajeado, RS. 1994.
- TTI – Técnico em Transação Imobiliária – ACM – Associação Cristã de Moços. Creci 30464 – Porto Alegre, RS, 1998.
- Seminário Integrado de Geoprocessamento do Rio Grande do Sul. Extensão Acadêmica. 8 horas/aula, Âmbito Estadual. UNILASALLE – Centro Universitário La Salle, 1999.
- Curso Extensão de História: Oficina de Lembranças II: História Oral em 16 horas/aula. Certificado registrado sob nº 6457, fls. 14, Livro 87. Unilasalle, Canoas, 2003.
- Processo de Qualificação para Juiz Mediador: TMA/RS – Tribunal de Mediação e Arbitragem do Estado do Rio Grande do Sul, Lei Federal nº 9.307/96. Porto Alegre, RS. 2005.
- Seminário Internacional Imigração e Relações Interétnicas. Extensão Universitária Internacional. UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 25 horas, Âmbito Internacional, Certificado registrado sob o nº 33, fls. 104, Livro 059-E. São Leopoldo, RS, 2006.
- Curso FORMATOS BRASIL. Formação de Atores Sociais para o Desenvolvimento Comunitário. Capacitação de Gestor Social do Terceiro Setor – 64 horas/aulas: SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Certificado registrado sob o nº 3100007178. Canoas, RS, Março 2008.
- Curso de Qualificação para Educadores em Participação Social Solidária, Voluntária e Mobilização Juvenil, 60 horas/aula. Certificado registrado sob o nº 250/2008. Unesco/Parceiros Voluntários, Canoas, 2008.
- Curso de LITERATURA BRASILEIRA promoção da Confraria da Leitura e ministrado pelo professor doutor Cícero Galeno Lopes em 10 horas/aula. Casa do Poeta de Canoas. Canoas/RS, Ago/ 2011.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Alfabetizador: 1 - BB-EDUCAR programa de combate ao analfabetismo do Banco do Brasil S/A, como alfabetizador voluntário com capacitação, ministrou a filosofia e a metodologia de Paulo Freire, na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Vila Santo Operário, no Bairro Mathias Velho, à jovens e adultos. Canoas/ RS, 1995.
2 - FAC São Cristóvão – Associação Beneficente Fraterno Auxílio Cristão de São Cristóvão. Cidadão – Ler e Escrever: Alfabetização no Grupo de Terceira Idade, Bairro Igara, Canoas/ RS, 2013/ 2014.
Professor de História. Pratica Ensino I – Estágio na Escola Estadual de Primeiro Grau Canoas, 6ª Série, Turma 61, Disciplina; História do Brasil. Canoas/ RS, 2001.
Pesquisador, genealogista e historiador autônomo, Canoas, RS, desde 1995 até hoje.
Parceiros Voluntários. - Formador da Equipe do Comitê Interno Parceiros Voluntários Canoas/RS, desde 2008.
Poeta - Casa do Poeta de Canoas, Canoas/RS, desde 2008.
Fotógrafo - Jornal SIMBOLO, repórter fotográfico. Parceiros Voluntários Canoas, Casa do Poeta de Canoas, colaborador. Canoas/RS, desde 2010.
Colunista - Folha de Canoas, historiador e coluna Repensando Canoas. Canoas/RS, 2011.

ATUAÇÃO COMUNITÁRIA:
            Domiciliado com residência fixa em Canoas, em 1995, procurou conhecer a cidade acolhedora e progressista, para entendê-la melhor. Os habitantes na grande maioria descendentes de estrangeiros, colonos ou do interior do estado, pouco sabem do histórico e da transformação da sua vila, da sua cidade. Ficaram sem identidade de cidadãos.
            Era necessário construir a identidade de canoense, o resgate histórico e cultural do lugar e de seus personagens. A ação foi ler e colecionar toda a informação sobre a cidade: jornais, imagens, impressos. Segundo passo a seguir, construir ou reconstruir a história e a transformação do lugar, complementando as obras existentes de Limeira Tejo, João Palma da Silva, Antonio Jesus Pfeil e outros.
            A finalização do processo era compartilhar o conhecimento sobre a transformação da Fazenda do Gravataí na Cidade Industrial e Universitária de Canoas. Nas manifestações populares e nas escolas, com palestras e projeções de imagens de ontem e as de hoje, a revelação de fatos e fotos que transformaram a paisagem as margens da primeira estrada de ferro construída na Província de Rio Grande de São Pedro. Foi o incentivo e a motivação para conhecer e entender a transformação da “Parada das Canoas” ou a “Cidade Dormitório”, no descobrimento do resgate da história e da memória de Canoas.
            A participação nas Feiras de Livro e palestra com exposição de imagens antigas e atuais sobre o Município de Canoas, foi contribuição deste nativo de Alegrete, para conhecer CANOAS e sua própria transformação em CIDADÃO CANOENSE.
           

LINHA DE PESQUISA:

Ciências Humanas
História, terras, indígenas da região do PAMPA e genealogia açoriana. História Regional e Local (Alegrete e Canoas no RS).


PUBLICAÇÕES:

LEITE, Demetrio Alves. No percurso dos antigos caminhos – a história de Canoas. Projeto selecionado no PIC – Programa de Incentivo à Cultura. Canoas, 2010.
LEITE, Demetrio Alves. Sesmaria Santo Ignácio ou Isabel. Jacaquá, Alegrete, Edição do Autor, 2012.
LEITE, Demetrio Alves. Vida e Pensamento do Autor Marcolino da Costa Leite. Edição do Autor, 2014.
C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\No percurso dos antigos caminhos - a história de CANOAS.jpg  C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\Sesmaria SANTO IGNÁCIO ou ISABEL.jpg  C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\Pai.jpg

- Longe – Projeto Poesia no Ônibus da Casa do Poeta de Canoas: poesia classificada e percorreu as ruas, anexas em paradas e nos coletivos urbanos de Canoas/RS, 2008.

C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\Longe.jpg

- IV Coletânea Poesia, Crônica e Contos - Casa do Poeta de Canoas. Poesias p.20 “Preponderância” e p.21 “Pontuando”. Casa do Poeta de Canoas, Canoas/RS, 2009.
 - Canoas em poesia, crônicas e fotos, obra de Maria Luci Cardoso Leite, com fotografias de Demetrio Leite, Canoas/RS, 2010.
 - V Coletânea Poesia, Crônica e Contos Casa do Poeta Canoas. Poesias pg. 25 a 28: Desvairo – Existência - Longe. Casa do Poeta de Canoas, Canoas/RS, 2012.

C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\IV Coletânea.jpg     C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\V Coletânea.jpg     C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\VI Coletânea.jpg

- Gado de osso – Texto na Coletânea de Memórias de Infância: Éramos Crianças ... escrito com participação da Dissertação de Mestrado da organizadora Eunice Machado Gazzo, Porto Alegre: Alternativa, 2012.

- Família Costa Leite – OLE – Operação Linha do Equador – Reportagem de uma aventura histórica na Linha do Equador: Revista Símbolo – Ano 18 - Nº 175 Novembro/Dezembro de 2013.
- Relatos e Retratos – Quando as tribos se encontram. Parceiros Voluntários de Canoas, 2016. Participação com relato inicial do povo Kaingang no RS.

C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\gado de osso.jpg       C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\Kaingang.jpg


OBRAS NÃO PUBLICADAS:

- Nos caminhos dos açorianos: TRIUNFO. Prática de ensino II – Material didático pedagógico com resgate da cultura açoriana e subsídio ao ensino escolar. UNILASALLE. 2002.
- Nas pontas dos cascos das tropas: os caminhos do Rio Grande do Sul, do século XVIII e século XIX. Trabalho de Conclusão no Curso de Estudos Sociais, Licenciatura em História, Centro Universitário La Salle, Canoas, RS. 2002.
- Freguesia de Alegrete: terras, sesmarias, estâncias, fazendas e chácaras. Trabalho com a transcrição dos 355 primeiros proprietários de terras no Grande Alegrete, Lei de Terra 1850 – Documento Paroquial de Alegrete, Arquivo Público do RS. 2008.
- COSTA LEITE: sua gente, andanças e lambanças. Trajetória histórica de uma família da Península Ibérica até o Rincão dos Costa Leite, no interior de Alegrete.
- CANOAS 2003 – seus Bairros.
- Cercas e Alambrados. História bloqueio, cercamento de campos e tipos cercas.
- Repensando Canoas: Trajeto Histórico, Memória e Imagem da Cidade. Passeio didático pedagógico organizado com o roteiro no centro histórico de Canoas. Educação histórica e valorização patrimonial.
Cadernos de Genealogia:      João da Costa Leite e seus descendentes;
                                               Jacintho Rodrigues Jaques e seus descendentes;
                                               Domingos Nunes e seus descedentes;
                                               Manoel Machado de Souza e seus descendentes;
                                               Demetrio Alves Leite e seus ancestrais de 32 gerações; 
                        E mais outras famílias lusitana-açorita na gênese riograndense.

C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\Triunfo.jpg   C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\Conclusão Curso.jpg   C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\capa pai 2.jpg 
C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\Freguesia.jpg   C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\Cercas e alambrados.jpg  C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\Costa Leite.jpg

C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\capa pai 3.jpg

C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Livro\capa4.jpg


PARTICIPAÇÕES:

PROGRAMA BB-EDUCAR. Alfabetização de jovens e adultos. Banco do Brasil S/A, Canoas/RS, 1995.
- III Encontro Internacional do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul. IHTRGS/CEPAL. Registrou sua presença como historiador: Genealogia é história familiar. ALEGRETE/RS, 1999.
- Passeio na Histórica Cidade de TRIUNFO/ RS. - Apresentação do trabalho acadêmico Prática de Ensino II, em sala de aula para a orientadora Prof. Dra. Elza Avancini e turma de formandos do Curso de Estudos Sociais. Unilasalle, Canoas/RS, 2002.
- III Feira do Livro da Escola Estadual de Ensino Médio JOSÉ GOMES DE VASCONCELOS JARDIM. Divulgando Literatura/poesia. Canoas/RS, 2009.
- Projeto “REVELANDO TALENTOS”. Casa do Poeta de Canoas. Canoas/ RS, 2010.
- Seminário de Genealogia. Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Estaca Princesa Isabel – Genealogia Luso-açorita: assistência e orientação. PORTO ALEGRE/RS, 2010.
- Escola Estadual de Ensino Médio VISCONDE DO RIO BRANCO. Palestras diurna e noturna,data show e interação histórica: Conhecendo Canoas: Antes e Hoje. Bairro Rio Branco, Canoas/ RS, Mai/2011.
- V Jornada de Estudos GenealógicosGenealogia Luso-Brasileira. Promoção Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre e Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, PORTO ALEGRE/RS, Junho 2011.
- 27ª Feira do Livro de Canoas. Oficina de Projetos – LIC e Oficina Lei Rouanet. Participação de evento promoção da Secretaria Municipal de Cultura de Canoas, Canoas/RS, de 04 a 19 de junho 2011.
- Parceiros Voluntários de Canoas – Negociação – Palestra de orientação multiplicadora, motivacional e de capacitação gerencial para agregar mantenedores e colaboradores voluntários. Núcleo de Canoas/RS, Jun/2012.
- 9º Feira do Livro de Niterói – Praça Dona Mocinha, Bairro Niterói, Canoas/RS, de 15 a 23 de Outubro 2011.
- IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Compartilhando o Futuro. COMDICA e Secretaria do Desenvolvimento Social de Canoas. Canoas/RS, Nov/2011.
- Seminário Internacional Pampa e Fronteira: Uma Nova História e Geografia Regional. Participação com o assunto: História Local e Passeio Visual no Segundo Distrito de Alegrete: Passo Novo. URCAMP – ALEGRETE/RS de 13, 14 e 15 Setembro de 2012.
- 28ª Feira do Livro de Canoas. Café Poético: Apresentação, divulgação e sessão de autógrafo da obra: No percurso dos antigos caminhos: a história de Canoas, classificada e com financiamento do PIC-2010, Programa de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura de Canoas. Canoas/RS, 2012.
- V Concurso de Contos, Crônicas, Poesias e Histórias do Inter da FECI – Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional. Participação no assessoramento como repórter fotográfico. PORTO ALEGRE/RS, Outubro 2012.
 - Feira do Livro da Escola de Ensino Fundamental JOÃO PALMA DA SILVA. Palestra, data show imagens e interação: Conhecendo Canoas: Ontem e Hoje. Bairro Canoas/RS, 2012.
 - 2ª Feira do Livro do Guajuviras. Palestra, data show e interação no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental ERNA WÜRTH. Bairro Guajuviras, Canoa/RS, Out/2012.
 - VI Jornada de Estudos GenealógicosGenealogia Açoriana – Dia 9 de novembro, Promoção Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre, Oficina das Origens e Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Proferiu a comunicação no IHGRS: “Sesmeiros descendentes de açorianos na formação do Grande Alegrete Histórico e o território de Entre Rios”. IHGRS/PORTO ALEGRE/RS, 2012.
- II Feira do Livro da Escola Estadual de Ensino Médio ÉRICO VERÍSSIMO. Palestras, data show e interação: Conhecendo Canoas: Ontem e Hoje. Bairro Igara, Canoas/RS, Out/2012.
- 10º Feira do Livro de Niterói, Praça Dona Mocinha. Participação das escolas EMEF João XXIII, EEEF Augusto Severo e EEEF Farroupilha e público geral. Palestra, data show e interação: Antigos Caminhos e Canoas de Ontem e Hoje. Bairro Niterói, Canoas/RS
- VI Jornada de Estudos GenealógicosGenealogia Açoriana – Promoção Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre, Oficina das Origens e Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Proferiu a comunicação no IHGRS: Sesmeiros descendentes de açorianos na formação do Grande Alegrete Histórico e o território de Entre Rios. IHGRS/PORTO ALEGRE/RS, 9 de Novembro 2012.
- III Feira do Livro do Bairro Igara. Conversa com o escritor/historiador Demetrio Alves Leite. Organização da AMORJI e Biblioteca Comunitária Cecília Meireles. Canoas/RS de 04 a 06 Abril 2013.
 - Escola Municipal de Ensino Fundamental ERNA WÜRTH – Palestra dia 12 de abril “Você conhece Canoas?” para os alunos do EJA, Bairro Guajuviras, Canoas, RS, 2013.
- Mostra Fotográfica: Na 2ª Feira do Livro Bairro Mathias Velho – Na Praça Pio X com exposição do projeto com fotografias de Canoas de 21 a 23 de novembro: “MOMENTO: fotografia, memória, história”. Bairro Mathias Velho, Canoas/RS, 2013.
- II ª Feira do Livro do Bairro Harmonia. Encontro com o escritor Demetrio Alves Leite, na Escola Municipal João Palma da Silva e na União Harmonia Futebol Clube, Canoas/RS. Abril 2013.
- Feira do Livro do Colégio ULBRA SÃO JOÃO. Projeto: Você conhece Canoas? Aos alunos da 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, Bairro Mathias Velho, Canoas/RS. 24 de Setembro 2013.
- 11º Feira do Livro de Niterói – Praça Dona Mocinha, Bairro Niterói, palestra e interação com público de estudantes e cidadãos: Projeto: Você conhece Canoas? Canoas/RS, Out 2013.
- Parceiros Voluntários Canoas – “Levando Sorriso”, registrando ações comunitárias natalinas de distribuição de brinquedos à crianças carentes de várias escolas e creches, como repórter fotográfico de 03 a 13 de dezembro. Canoas/RS, Natal 2013.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental “CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE” – Dia 27 de março apresentação aos 120 alunos do 5º ano do projeto “Repensando Canoas: conhecer a cidade” – palestra com data show sobre a história e cidade de Canoas, pelo Projeto PIC 2012 da Casa do Poeta de Canoas – Ação Poética nos Bairros, Bairro Guajuviras, Canoas/RS, 2014.
- 4ª Feira do Livro Bairro Igara – Dia 11 de abril na Associação de Moradores do Jardim IGARA II, apresentação do projeto; “Repensando Canoas: conhecer a cidade” pela Casa do Poeta de Canoas – PIC 2012, ao público geral. Bairro Igara, Canoas/RS, 2014.
- Colégio Estadual “JUSSARA MARIA POLIDORO” - Dias 14, 15 e 16 de abril aos 277 alunos de 4º, 5º, 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental, ministrou o projeto Repensando Canoas: conhecer a cidade” pelo Projeto PIC 2012 da Casa do Poeta de Canoas – Ação Poética nos Bairros, Bairro Guajuviras, Canoas/RS, 2014.
- 3ª Feira do Livro Bairro Harmonia – Dias 23 a 26 de abril na Praça Sargento Rosa. CANOAS/RS. 2014
- Escola Municipal de Ensino Fundamental “CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE” – Dia 25 de abril ministrou a 120 alunos de 8º anos o projeto: “Repensando Canoas: conhecer a cidade” pelo projeto PIC 2012 da Casa do Poeta de Canoas – Ação Poética nos Bairros, Bairro Guajuviras, CANOAS/RS, 2014.
- 31ª Feira do Livro de Canoas. - Na Praça da Bandeira dia 17 de junho: Bate-Papo com o escritor Demetrio Alves Leite e Exposição de Fotografias de Canoas. CANOAS/RS. 2014.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora ODETTE YOLANDA OLIVEIRA FREITAS” – Dia 27 de junho no encerramento da Semana do Município de Canoas – Projeto Mais Educação, foi oferecido a 120 anos de 8º anos o Projeto PIC 2012 da Casa do Poeta – Ação Poética nos Bairros, a palestra “Repensando Canoas: conhecer a cidade” nesta escola do Bairro Mathias Velho, CANOAS/RS. 2014.
- 3ª Feira do Livro do Bairro Mathias Velho – Na Praça Pio X, exposição e apresentação de MOMENTO: fotografia, memória, história: A imagem na História retrata lugares, gente e revivifica a memória. De 20 a 22 de novembro – Bairro Mathias Velho, CANOAS/RS. 2014.
- IV Feira das Cidades – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Canoas – Apresentação: História de Canoas a transformação da Estância do Gravataí na Cidade Industrial e Universitária Canoas. Dia 26 de novembro – IFERS - Campus Canoas – Bairro Igara, CANOAS/RS. 2014
- PATRONO da 12ª Feira do Livro do Bairro Niterói – De 13 a 19 de outubro na Praça Dona Mocinha, CANOAS/RS. 2014.
C:\Users\USER\Demetrio\Demetrio\Imagem\Imagem\2014 Out - Patrono da Feira do Livro Bairro Niteroi

- Feira do Livro de ESTEIO, RS. - 60 anos de histórias para contar de 6 a 13 de maio de 2015. Dia 7 de maio na Rua Coberta história de Esteio. ESTEIO/RS. 2015.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental CEARÁ – Bairro Mathias Velho – Dia 27 de junho: Projeto Repensando Canoas: conhecer a Cidade com parceria com a Casa do Poeta de Canoas, à 40 alunos de 1º ao 9º ano do ensino fundamental. CANOAS/RS. 2015.
- 36ª Feira do Livro de ALEGRETE, RS – Dia 2 Julho no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek. Lançamento livros “Sesmaria Santo Ignácio ou Isabel, “No percurso dos caminhos: História de Canoas” e “Vida e Pensamento de Marcolino da Costa Leite”. ALEGRETE/RS. 2015.
- Dia de Descoberta: Feira de História da Família – Na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Estaca Centro Canoas, no dia 19 de setembro: Exposição de Fotografia da Cidade de Canoas e Trabalhos de Genealogia Familiar: Gráfico de Linhagem e Álbum de Fotos com Palestras com o professor, pesquisador, historiógrafo, genealogista e fotográfico Demetrio Alves Leite. CANOAS/RS. 2015.]
- 5ª Feira do Livro Bairro Igara. CANOAS/RS. 2015.
- Feira do Livro CAPÃO DA CANOA. Em 7 de dezembro, Sessão de Autógrafos com a participação da Casa do Poeta de Canoas e autores canoenses. CAPÃO DA CANOA/RS. 2015
- SESC CANOAS – SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO – Dia 8 de abril, na Biblioteca do SESC, “Repensando Canoas: conhecer a cidade. Canoas/RS. 2016.
- Colégio Luterano SÃO JOÃO – Dia 19 de maio, “Repensando Canoas: conhecer a cidade”. Bairro Mathias Velho. CANOAS/RS. 2016.
- 32ª Feira do Livro de CANOAS.  Dia 27 de junho, no Café Poético Bate papo com o escritor Demetrio Leite. Centro. CANOAS/RS. 2016.
- 14ª Feira do Livro do Bairro Niterói – Dia 04 Outubro na Praça Dona Mocinha, Exposição Fotográfica e Bate-Papo com o Escritor Demetrio Leite, CANOAS/RS. 2016.
- Programação do Mês na BIBLIOTECA PÚBLICA DE CANOAS – Dia 06 Junho na Biblioteca da Subprefeitura Noroeste – Bairro Mathias Velho – “Livro Vivo: Encontro com o escritor Demetrio Leite”. Mathias Velho, CANOAS/RS. 2016.
-Dia 15 de junho, Biblioteca Pública “João Palma da Silva”, – “Livro Vivo: Encontro com o escritor Demetrio Leite”. Centro, CANOAS/RS. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário