Diretoria e Associados

Pedimos paciência aos associados que ainda não tiveram seus currículos incluídos neste espaço. Aos poucos vamos completando mais cada um deles e acrescentando os novos. Aos novos associados, solicitamos que nos enviem foto e currículo e imagem das capas de livros publicados (se tiverem) para que sejam incluídos neste espaço. 
Até o final do corrente ano serão excluídos deste espaço os sócios que não estão cumprindo suas obrigações estatutárias.

Diretoria atual eleita para o Biênio 2023 / 2024

 Presidente: Maria Luci Cardoso Leite

Vice-presidente: Geni Velasques Adorne

 1ª Secretária: Nádia Raquel Velasques Adorne Alves

2ª Secretária: Dorvalina Miliorini de Souza

1ª Tesoureira: Ancila Dani Martins

2ª Tesoureira: Eva de Souza Rodrigues

Diretoria de Eventos: Rita de Cássia Bonotto Castilhos

Conselho Fiscal:

Maria Santos Rigo

Valmor Quadros de Souza

João Carlos dos Santos

 Diretorias de Departamentos

Grupo Coral: Rita de Cássia Bonotto Castilhos

Grupo Teatro: Arnaldo Bauer

Literatura: Ancila Dani Martins

DTG Rancho da Poesia: Geni Velasques Adorne - Patroa





Joaquim Moncks é o Presidente da POEBRAS (Casa do Poeta Brasileiro)




Associados da Casa do Poeta de Canoas (em ordem alfabética)


Adria Daniel nasceu em 03/07/1947, em Porto Alegre, RS, e residente em Canoas, RS.
Graduada em Biologia pela UNISINOS. Pós-graduada em Zoologia – Especialização,  pela PUC/POA. Pós-graduada em Ecologia – Mestrado,  pela UFRGS. Pós-graduada
em Biologia de Sistemas & Meio Ambiente – Especialização pela ULBRA  & Universidade de Leon – Espanha. Esperiências Literárias: em Poética da Saúde como Consultora Bioterapêutica, Poética Estruturante como Facilitadora em Biodança, Poética ao Cardápio como Promotora Confraria Mundo Nosso de Cada Dia, e mais Teatro Geronta Forma como Colaboradora dos grupos – Vida em Expressão e  NATIEx
Participação em CDs: Encontros – Gravação do Coral NATIEx, em Porto Alegre, 2012
Poesias – Gravação do Coral NATIEx, em Porto Alegre, 2012.




Ancila Dani Martins é natural de Flores da Cunha, RS, e reside em Canoas, RS. Licenciada em História, pela Unisinos, Pós Graduada em Métodos e Técnicas de Ensino e Especializada em História do Rio Grande do Sul pelo CELES. Em São Paulo, concluiu o Curso de Pastoral em Nível Superior pela Província Marista.  Foi aluna da Escola Superior de Guerra, com Ciclos de Estudos de Politica e Estratégia. Iniciou a carreira de Magistério em Vassouras, no Rio de Janeiro RJ.
Em Canoas, lecionou no CELES (Centro Educacional La Salle), no Colégio Cristo Redentor e EEEM Carlos Chagas. Foi diretora da EEEM André Leão Puente. Idealizadora e Co-organizadora, em 2006, do livro “Nas asas da poesia – I Coletânea e Poemas” dos alunos da EJA – Smec/Canoas, resultado do projeto “Centenário de Mário Quintana”, do qual participou ministrando oficinas.
Recebeu o 1º lugar na categoria poesia na comemoração dos 50 anos do CSSGAPA. Na Feira do Livro de 2008, lançou sua primeira obra: “Expressando Sentimentos”, selecionada na PIC de 2007, pela SMEC.
Ministrou Oficina de Poesia em parceria com a Casa do Poeta no Fórum Social Mundial 2010. Ministra oficinas de leitura, conto e poesia em escolas da região. Participa de Oficinas de Conto e Literatura para seu crescimento. Publica seus textos e poemas em revistas e jornais da Cidade. Participa de diversas coletâneas de Poesias em Porto Alegre e Bento Gonçalves além da Casa do Poeta de Canoas. Atuou nos últimos vinte anos na EEEM Margot Terezinha Noal Giacomazzi. Recebeu o Troféu Destaque em Educação 2007 - 27ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE e o Troféu “Paulo Freire” Destaque em Educação 2011-27ª CRE. É membro da Casa do Poeta de Canoas e da ACE.
Teve selecionado pelo microcrédito 2009 o “Calendário Histórico Cultural de Canoas para 2011” e o 2º Calendário Histórico Cultural de Canoas - 2012. É autora do livro: Quadrantes da Alma (livro que possui em torno de 50 textos – divididos em: Meio Ambiente, Homem, Sonhos, Espiritualidade, Educação, Amor e Afros). Os textos são trabalhados a partir de situações bíblicas. Parte do trabalho em power point. -2011e lançado na Feira do Livro da Cidade em junho de 2012. Neste momento está completando as pesquisas para o livro “Presença Afro em Canoas”, selecionado pelo programa de Microcrédito da SMC. No prelo, possui os micro-contos: Cachoeira de Cristais. Há outros projetos em andamento.
anciladmartins@gmail.com     fone: 9113-5477


(in memoriam) 

Antônio Canabarro Tróis filho Nasceu em São Francisco de Assis, RS, em 27 de novembro de 1926 e reside em Canoas desde 1941.
Cursou o Segundo Grau de Contabilidade, o Clássico e foi acadêmico da Faculdade de Letras La Salle, nos anos 70.
Como jornalista, colaborou nos jornais locais Correio de Canoas, Expressão, Gazeta de Notícias, O Gaúcho, Radar, Folha de Canoas e Diário de Canoas. Foi co-fundador, em 1955, de O Momento, que dirigiu até 1958. É co-fundador do jornal O Timoneiro, que dirigiu de 1966 a 1992, e para o qual ainda escreve colunas. Em 1967/68, foi redator e cronista da Folha da Tarde, de Porto Alegre. Atualmente, escreve para os jornais O Timoneiro e Jornal da Cidade.
Publicou O Sal e o Blá (crônicas), Hino das Vilas (poemeto histórico), Postais (poemas), Boi Gordo é o Governo (versos satíricos), Doce Exílio (crônicas), Gente é Mais Importante (crô-

nicas sobre pessoas daqui e de fora) e, em 2003, Da Cabeça de Deus Todos os Pensamentos (versos sobre pensamentos clássicos).
Redator e editor dos volumes 1º ao 4º, da série História de Nossos Prefeitos, da Fundação Cultural de Canoas. Também já escreveu prefácios de livros de autores locais.
Organizou e publicou Os Vizinhos e os Exilados (antologia de crônicas e poemas), Cronistas de Ontem e de Hoje (antologia de autores locais), Clarabóias do Espírito (crônicas de Antonio Canabarro Tróis, seu genitor), Vinte Poemas e Uma Formiga (de Antônio José Pereira, org. por Antônio Jesus Pfeil) e João Palma da Silva/Crônicas e Artigos, 1971/72.
Em parceria com Wálter Galvani, dirigiu a revista Signo, em Porto Alegre, de 1972 a 1975. Em 1976, conquistou o 3º lugar em concurso nacional de crônicas promovido pelo Instituto Estadual do Livro e Associação Rio-Grandense de Imprensa. Desde 1992, produz e edita os Suplementos dos Cadernos Canoenses, de início sob patrocínio da Fundação Cultural de Canoas. Em 1999, foi eleito Patrono da Feira Municipal do Livro. É co-fundador da ACCS - Associação Canoense de Comunicação Social, da Fundação Cultural de Canoas, da ACE- Associação Canoense de Escritores, e membro da Casa do Poeta de Canoas.
Em 2004, lançou na 20ª Feira Municipal do Livro, com Loreno Luiz Zambonin, o livro "Canto Solidário", de poemas.
Em 2007, lançou mais um livro de poemas, "À Procura de Deus e do Outro", e "Flagelo Faz 40 anos", em parceria com Moacyr Ayres da Siqueira (poemas de protesto contra a permissão de residências em banhados).
Em 2008, lançou "Urgência de Eternidade" (poemas).
Em 2009, lançou "Prosa Ligeira" - Quase verdade (crônicas).
Em 2010, lançou "Da Cabeça de Deus, todos os pensamentos" (poemas sobre pensamentos clássicos, já lançados em folhas soltas).


Em 2010, foi eleito Patrono da 8ª Feira do Livro, bairro Niterói de Canoas.


(in memoriam)
Antonio José Giacomazzi (1941 - 2010), artista plástico e escritor, nasceu em SP e residia em Canoas/RS. Militar da Reserva da Força Aérea, cursou Jornalismo na Fundação Casper Líbero, Artes Plásticas no Liceu de Artes e Ofícios, e Teatro, curso Eugênio Kusnet.
Com Vinício Cassiano e Voldinei Lucas introduziu em Canoas as Exposições Coletivas. Artista plástico premiado,  participou de exposições em Canoas, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza.
Foi escritor e poeta, tendo seus trabalhos inseridos em uma dezena de coletâneas. Escrevia para jornais em Canoas. Recebeu onze prêmios literários nacionais e um prêmio internacional, até 2007. Entre eles: Moutonnée de Poesia (USP Universidade de São Paulo/SP); Conto e Poesia (UCS-Universidade de Caxias do Sul); Conto ( Editora Taba/RJ); Conto ( Alpas - Cruz Alta/RS); Concurso Poetrix (Salvador/BA); Poesia ( Tietê - São Paulo, Curitiba e Ponta Grossa).
Foi o Patrono da 25ª Feira do Livro de Canoas, em 2009, e da II Feira do Livro de Niterói, sendo escolhido entre representantes de movimentos e entidades literárias da cidade, e poder público municipal. Giacomazzi esteve à frente dos trabalhos da feira temática pelos 70 anos de Canoas.
Foi sócio-fundador da Casa do Poeta de Canoas e da Associação Canoense de Escritores (ACE). Publicou os livros: Seita Diabólica (aventura, infanto-juvenil); Tu e eu (poesias); Como Vicente Praguetone Venceu o Diabo e Ficou Rico (sob pseudônimo); 25 anos do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Canoas (livro comemorativo); Contos de Chumbo (sobre a ditadura).
O mundo das artes e das letras perdeu Giacomazzi em 10 de setembro de 2010, que deixou uma grande saudade a todos que o conheceram.


Luiz Carlos Rodrigues  NOME ARTÍSTICO: Carlos Rodrigues
Data de Nascimento: 13 de Novembro de 1957
Naturalidade: Santa Cruz do Sul
Reside no bairro Nossa Senhora das Graças/Canoas/ RS
PROFISSÃO: Funcionário Público Aposentado
Publicações: Um livro Conto “O ESPÍRITO DE LUZ”, publicado online no Clube de Autores (Internet) em 2013.
Livro “BAÚ DO TEMPO” produzido de forma artesanal, independente, e lançado em 2016.



Falta currículo

Demétrio Alves Leite  - Nascido em ALEGRETE, RS, em 5 de Janeiro de 1950.            Email: demetrioalvesleite@gmail.com

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Título Professor, Graduação em Estudos Sociais com Licenciatura Plena em História pelo UNILASALLE – Centro Universitário La Salle. Diploma registrado sob nº 155, fls. 26 verso, Livro 110, Processo nº 23078.29961/02-15 do Ministério da Educação, Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Canoas, RS, 2002.
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR:
Programa BB-EDUCAR – Curso de Formação de Alfabetizadores. Orientação e treinamento metodológico embasado pela proposta filosófica do Programa do Banco do Brasil S/A, para desempenhar o papel de alfabetizador voluntário. Lajeado, RS. 1994.
TTI – Técnico em Transação Imobiliária – ACM – Associação Cristã de Moços. Creci 30464 – Porto Alegre, RS, 1998.
Seminário Integrado de Geoprocessamento do Rio Grande do Sul. Extensão Acadêmica. 8 horas/aula, Âmbito Estadual. UNILASALLE – Centro Universitário La Salle, 1999.
Curso Extensão de História: Oficina de Lembranças II. 16 horas/aula. Certificado registrado sob nº 6457, fls. 14, Livro 87. Unilasalle, Canoas, 2003.
Processo de Qualificação para Juiz Mediador: TMA/RS – Tribunal de Mediação e Arbitragem do Estado do Rio Grande do Sul, Lei Federal nº 9.307/96. Porto Alegre, RS. 2005.
Seminário Internacional Imigração e Relações Interétnicas. Extensão Universitária Internacional. UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 25 horas, Âmbito Internacional, Certificado registrado sob o nº 33, fls. 104, Livro 059-E. São Leopoldo, RS, 2006.
Curso FORMATOS BRASIL. Formação de Atores Sociais para o Desenvolvimento Comunitário. Capacitação de Gestor Social do Terceiro Setor – 64 horas/aulas: SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Certificado registrado sob o nº 3100007178. Canoas, RS, 2008.
Curso de Qualificação para Educadores em Participação Social Solidária, Voluntária e Mobilização Juvenil, 60 horas/aula. Certificado registrado sob o nº 250/2008. Unesco/Parceiros Voluntários, Canoas, 2008.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Alfabetizador BB-EDUCAR programa de combate ao analfabetismo do Banco do Brasil S/A, como alfabetizador voluntário com capacitação, ministrou a filosofia e a metodologia de Paulo Freire, na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Vila Santo Operário, no Bairro Mathias Velho, à jovens e adultos. Canoas, RS, 1995.
Professor de História. Pratica Ensino I – Estágio na Escola Estadual de Primeiro Grau Canoas, 6ª Série, Turma 61, Disciplina; História do Brasil. Canoas, RS, 2001.
Pesquisador, genealogista e historiador autônomo, Canoas, RS, 1996.
Parceiros Voluntários, Canoas, RS, 2001.
Poeta - Casa do Poeta de Canoas, Canoas, RS, 2009.
Fotógrafo - Jornal SIMBOLO, repórter fotográfico. Parceiros Voluntários, Casa do Poeta de Canoas, colaborador. Canoas, RS, 2010.
Colunista - Folha de Canoas, historiador e coluna Repensando Canoas. Canoas, RS, 2011.

LINHA DE PESQUISA:      Ciências Humanas - História, terras, indígenas da região do PAMPA e genealogia açoriana. História Regional e Local (Alegrete e Canoas no RS).

PRODUÇÕES:
LEITE, Demetrio Alves. Nos caminhos dos açorianos: TRIUNFO. Prática de ensino II: Material didático pedagógico, resgate da cultura açoriana e subsídio ao ensino escolar. Passeio na histórica cidade de Triunfo – virtual e real. La Salle. Canoas, RS, 2002.
LEITE, Demetrio Alves. Nas pontas dos cascos das tropas: os caminhos do Rio Grande do Sul, do século XVIII e século XIX. Trabalho de Conclusão no Curso de Estudos Sociais, Licenciatura em História, Centro Universitário La Salle, Canoas, RS, 2002.
LEITE, Demetrio Alves. JOÃO DA COSTA LEITE e seus descendentes. Genealogia, gráfico de linhagem de origem, busca e composição de família.
LEITE, Demetrio Alves. DOMINGOS NUNES e seus descendentes. Genealogia, gráfico de linhagem de origem, busca e composição de família.
LEITE, Demetrio Alves. ANDRÉ MACHADO DE SOUZA e seus descendentes. Genealogia, gráfico de linhagem de origem, busca e composição de família.
LEITE, Demetrio Alves. COSTA LEITE: sua gente, andanças e lambanças. Resumo histórico de percurso de uma família. Canoas, RS.
LEITE, Demetrio Alves. DEMETRIO ALVES LEITE e seus ancestrais. Histórico da ascendência e sua origem familiar. Canoas, RS.
LEITE, Demetrio Alves. Freguesia de Alegrete: terras, sesmarias, estâncias, fazendas e chácaras. Trabalho com a transcrição dos 355 primeiros proprietários de terras no Grande Alegrete, Lei de Terra 1850 – Documento Paroquial de Alegrete. Arquivo Público do Rio Grande do Sul. Canoas, RS.
LEITE, Demetrio Alves. CANOAS e Eu ... História e imagens, na formação, definição e limites, segundo a Lei 2003, dos Bairros de Canoas.
LEITE, Demetrio Alves. Breve relato: Açorianos na Fronteira e a Genealogia: Caminho, Genealogia, a Confirmação Jacintho Rodrigues Jaques.  Artigo.
LEITE, Demetrio Alves. Genealogia e a Importância do Nome. Artigo.
LEITE, Demetrio Alves. Gado de Osso. Texto Biografico.
LEITE, Demetrio Alves. Folha de Canoas: Coluna Semanal: Projeto: Repensando Canoas.

LIVROS PUBLICADOS:
LEITE, Demetrio Alves. No percurso dos antigos caminhos – a história de Canoas. Projeto selecionado no PIC – Programa de Incentivo à Cultura. Canoas, 2010.
LEITE, Demetrio Alves. Sesmaria Santo Ignácio ou Isabel. Jacaquá, Alegrete, RS, 2012.

APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS:
Passeio na Histórica Cidade de TRIUNFO – RS. Apresentação do trabalho acadêmico Prática de Ensino II, em sala de aula para a orientadora Prof. Dra. Elza Avancini e turma de formandos do Curso de Estudos Sociais. Unilasalle, Canoas, RS, 2002.
Poesia no Ônibus. Fixação e divulgação literária nos coletivos. Organizado pela Casa do Poeta de Canoas, trabalho “Longe”, 2008.
IV Coletânea Poesia, Crônica e Contos - Casa do Poeta de Canoas. Poesias pg.20 e 21: Preponderância, Pontuando. Casa do Poeta de Canoas, Canoas, RS, 2009.
III Feira do Livro da Escola Estadual de Ensino Médio JOSÉ GOMES DE VASCONCELOS JARDIM. Divulgando Literatura/poesia. Canoas, 2009.
Canoas em poesia, crônicas e fotos, obra de Maria Luci Cardoso Leite, com fotografias de Demetrio Leite, Canoas, RS, 2010.
9º Feira do Livro de Niterói, Praça Dona Mocinha. Canoas, RS, 2011.
FOLHA DE CANOAS. coluna Repensando Canoas: histórias de Canoas. 2011.
V Coletânea Poesia, Crônica e Contos Casa do Poeta Canoas. Poesias pg. 25 a 28. Desvairos, Existência e Longe. Casa do Poeta de Canoas, Canoas, RS, 2012.
Coletânea de Memórias de Infância, antologia reunida em texto no trabalho de mestrado de Eunice Machado Gazzo, participação com o texto: Gado de osso, Porto Alegre: Alternativa, 2012.
Parceiros Voluntários de Canoas – Negociação – Palestra de orientação multiplicadora, motivacional e de capacitação gerencial para agregar mantenedores e colaboradores voluntários. Núcleo de Canoas, RS, Jun/2012.
Feira do Livro da Escola de Ensino Fundamental JOÃO PALMA DA SILVA. Palestra, data show imagens e interação: Conhecendo Canoas: Ontem e Hoje. Bairro Mathias Velho, Canoas, Ago/2012.
II Feira do Livro da Escola Estadual de Ensino Médio ÉRICO VERÍSSIMO. Palestras, data show e interação: Conhecendo Canoas: Ontem e Hoje. Bairro Igara, Canoas, Out/2012.
10º Feira do Livro de Niterói, Praça Dona Mocinha. Participação das escolas EMEF João XXIII, EEEF Augusto Severo e EEEF Farroupilha e público geral. Palestra, data show e interação: Antigos Caminhos e Canoas de Ontem e Hoje. Bairro Niterói, Canoas, RS, Out/2012.
Poesia no Ônibus. Fixação e divulgação literária nos coletivos. Organização Casa do Poeta de Canoas, 2012.
2ª Feira do Livro do Guajuviras. Palestra data show e interação no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental ERNA WÜRTH. Bairro Guajuviras, Canoas, RS, Out/2012.

EVENTOS PARTICIPAÇÕES:
PROGRAMA BB-EDUCAR. Alfabetização de jovens e adultos. Banco do Brasil S/A, Canoas, RS, 1995.
III Encontro Internacional do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul. IHTRGS/CEPAL. Registrou sua presença como historiador: Genealogia é história familiar. Alegrete, RS, 1999.
I Jornada de Estudos GenealógicosGenealogia e Conhecimento. Promoção Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre e Instituto Genealógico do Rio Grande do Sul, 8 horas/aula. Porto Alegre, 2007.
IV Jornada de Estudos GenealógicosGenealogia Italiana. Promoção Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre e Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.
Seminário de Genealogia. Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Estaca Princesa Isabel – Genealogia Luso-açorita: assistência e orientação. Porto Alegre, RS, 2010.
Escola Estadual de Ensino Médio VISCONDE DO RIO BRANCO. Palestras Diurna e Noturna com data show e interação histórica: Conhecendo Canoas: Antes e Hoje. Rio Branco, Canoas, RS, Mai/2011.
Projeto “REVELANDO TALENTOS”. Casa do Poeta de Canoas. Canoas, RS, 2010.
V Jornada de Estudos Genealógicos – Genealogia Luso-Brasileira. Promoção Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre e Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Curso de LITERATURA BRASILEIRA. 10 horas/aula. Casa do Poeta de Canoas. Canoas, RS, Ago/ 2011.
IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Compartilhando o Futuro. COMDICA e Secretaria do Desenvolvimento Social de Canoas. Canoas, RS, Nov/2011.
28ª Feira do Livro de Canoas. Café Poético: Apresentação, divulgação e sessão de autógrafo da obra: No percurso dos antigos caminhos: a história de Canoas, classificada e com financiamento do PIC-2010, Programa de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura de Canoas. Canoas, RS, 2012.
Seminário Internacional Pampa e Fronteira: Uma Nova História e Geografia Regional. Participação com o assunto: História Local e Passeio Visual no Segundo Distrito de Alegrete: Passo Novo. URCAMP/Alegrete, RS, 13, 14 e 15 Setembro de 2012.
VI Jornada de Estudos GenealógicosGenealogia Açoriana – Promoção Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre, Oficina das Origens e Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Proferiu a comunicação no IHGRS: Sesmeiros descendentes de açorianos na formação do Grande Alegrete Histórico e o território de Entre Rios. IHGRS/Porto Alegre, RS, 2012.

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS:
VIII Festival Regional da Música Nativista. Como presidente eleito da Associação Regional de Cultura, Folclore e Arte Nativa, com abrangência nos municípios de Arvorezinha, Putinga, Ilópolis, Fontoura Xavier, Itapuca, São José do Herval, Barros Cassal e Soledade, organizou e coordenou a realização do primeiro festival do gênero na cidade. Fontoura Xavier, RS, 1993.
I Encontro da Família COSTA LEITE – CTG Vaqueanos da Fronteira, ALEGRETE, RS, 2010.
II Encontro das Famílias COSTA LEITE, SILVA DA COSTA e COSTA SILVA – Localidade de Jacaquá, Passo Novo, ALEGRETE, RS. 2012.


Falta currículo


Eva de Souza Rodrigues - Brasileira, casada, 69 anos, natural de São Miguel das Missões, RS.
Escritora, Poetisa e Artista Plástica, Escultora e Cantora de coral desde os doze anos. Fez Magistério, tornando-se professora em 1966.  Fez Secretariado, Curso de Arte Contemporânea, História da Arte e Curso  de Literatura.
Possui quatro livros publicados: “Pampa e Romantismo”, Arco-íris de Luz; Scooby o Cãozinho Fujão e Mensagem. Foi Patrona da Feira do Livro do Bairro Matias Velho em Canoas e recebeu um troféu da ADESACAN em 2013.
Faz parte da diretoria da Casa do Poeta de Canoas, sendo atualmente a 2ª Tesoureira. Participou da II, III, IV, V e VI Coletâneas da Casa Poeta de Canoas; recebeu Menção Honrosa no concurso de Poemas da Casa do Poeta de Canoas em 2009.
Participou 7° Concurso de Literatura - Conto, Crônica, Poesia, realizado em 2004, na Fundação Cultural de Canoas. Integra coletâneas literárias da UBE (Coletânea Joaquim Moncks & Amigos; Coletânea Deslasnieve Daspet & Amigos; e Coletânea do Concurso Literário da UBE. Participou de Feiras de Livro em Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Canoas, Capão da Canoa e Torres .
Autodidata nas Artes Plásticas, música, escultura em argila e papel machê. Realizou 14 exposições individuais e várias coletivas e participou de vários Salões de Arte e em uma Bienal na Itália com a obra “Sem Máscara”; e na Bienal em Portugal. Seu trabalho é conhecido dentro e fora do País. Entre outras coletivas, expôs suas obras na Fundação Cultural de Canoas de 2001 à 2008, e no Canoas Shopping em 2015.
Participou da mostra Itinerante de Artes Visuais, promovido pelo Departamento de Cultura de Canoas. Arquivo Público - Dr. Sezefredo Azambuja Viera, Prédio 10. da Ulbra e Conjunto Comercial II exposição Itinerante. Em 2006 participou na exposição de Artes Visuais na II SEMANA CULTURAL do CSSGAPA.
Participou na categoria Escultura do 13º Salão de Arte em 2006.  Na categoria Pintura, participou no 11°, 13º e 14º Salão de Arte da Fundação Cultural de Canoas. Exposição de Telas Ilustradas - 28ª Expoesia no Sport Clube Internacional(Gigantinho) em Porto Alegre.
Foi convidada em 2010 para a exposição de Artes Visuais em Punta Del Este a “Expopunta” Internacional e para a exposição: Mulheres que fazem Arte - II Exposição de Artes Contemporâneas.
Integrante do grupo de artes visuais da cidade de Canoas, Arte em Movimento no qual exerce o cargo de suplente nos Colegiados de Cultura.

Fernando Almeida Poeta (José Fernando Gomes de Almeida), nasceu em Catuçaba, interior de São Gabriel, filho de agricultores, foi carreteiro e tropeiro. Conhecedor de toda a lida campeira, faz dos seus versos uma narrativa de sua experiência na vida do campo e também sobre as histórias do Rio Grande do Sul, reverenciando as tradições gaúchas.
 Tradicionalista, aposentado, escritor, músico, compositor e cantor.
 É sócio da Casa do Poeta de Canoas e da Estância da Poesia Crioula de Porto Alegre.
 Em 2009 - Patrono da V Feira do Livro da EMEF Rondônia em Canoas – RS.
Em 2010 - Patrono da IV Feira do Livro da EEEM José Gomes de Vasconcelos Jardim em Canoas – RS.
Em 2012 - Patrono da II Feira do Livro do Bairro Guajuviras – Canoas – RS.
Em 2013 foi concorrente a Patrono da 29ª. Feira do Livro de Canoas representando a Casa do Poeta.
 Participou de várias Feiras de Livros: Porto Alegre, Canoas, Triunfo, Bento Gonçalves, Glorinha e São Gabriel.
 Realiza palestras sobre cultura gaúcha em Feiras de Livros, acampamentos farroupilhas e escolas.
 Livros já editados:
2008 – “As Raízes da Tradição”;
2010 – “Amanhecer no Pago” e
2012 – “Fronteira e Pampa”.

Francisco Ricardo Terres Tróis 
(in memoriam) 


Nascido em Canoas, RS em 03 de setembro de 1946. Filho de Antônio Canabarro Trois e de Adélia Terres Trois.
Licenciado em História e Pós Graduado em Memória Social e Identidades pela ULBRA / Canoas.
Aposentado.
Eleito e reeleito - quatro vezes - Diretor Presidente da F.C.C. de 1996 a 2009.
Atualmente trabalha no Projeto Xadrez na Escola.
_____________________________________________________
Participações em diversas atividades: Fórum, Encontro, Simpósio, Cursos e  Seminários:
Curso de Formação Social, Sesi, Porto Alegre;
Curso “Projetos Culturais: Elaboração e Aplicação”, Fundarte, Montenegro;
II Fórum Metropolitano de Cultura, CODIC, FAMURS, São Leopoldo;
Seminário A Administração de Fundações no 3º Milênio, ARGF, Porto Alegre;
Curso de Microinformática, Word e Windows, SENAC, Canoas;
Curso Brasil Empreendedor – Orientação para Crédito, SEBRAE, Porto Alegre;
Fórum Municipal de Esporte e Lazer, PMC, Canoas;
Seminário do Patrimônio Cultural e Ambiental de Canoas, PMC;
1º Simpósio sobre Segurança Pública, CONSEPRO, Canoas;
Seminário Estadual de Divulgação do Acervo de Luta contra a Ditadura, PMC, Canoas;
1ª Conferência Municipal de Cultura, PMC, Canoas;
Seminário Expressionismo história e atualidade, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre;
Curso Idade Média e Cinema, UNISINOS, São Leopoldo;
Encontro a Tutela do Patrimônio Cultural Brasileiro, MPRGS, Porto Alegre.
Curso de Libras, Santander Cultural, Porto Alegre
Curso Informática, Santander Cultural, Porto Alegre
Como enxadrista tem uma longa carreira: iniciou em 1963 com a conquista do título de Campeão de Canoas, seguida de Campeão de Porto Alegre, Campeão do Estado, várias vezes, em competições individuais e por equipes, sempre representando Canoas.
Como representante do Estado se manteve entre as primeiras posições em vários Campeonatos Brasileiros, primeiro lugar empatado em 1977.
Em competições internacionais, onde sempre levou o nome da cidade, do estado e do país, participou e venceu muitos torneios.
Campeão Sul-Americano de 1978.
Fundador do Clube de Xadrez Peão na Sétima - Canoas, 1984
Em 1990 conquistou também o Sul-Americano de partidas rápidas.
Participou de várias Olimpíadas Mundiais de Xadrez integrando a equipe brasileira nas seguintes cidades: Skopie, Iugoslávia, 1972; Buenos Aires, Argentina, 1978; Malta, 1980; Lucerna, Suíça, 1982 e Dubai, UEA, 1986.
Participou em muitos torneios internacionais individuais representando o país, nos seguintes lugares: Mar del Plata, La Plata e Villa Gessel, Argentina; Montevideo e Piriapolis, Uruguai; Santiago e Viña del Mar, Chile; Assunção e Foz do Iguaçu, Paraguay; Lisboa, Portugal; San Sebastian e Vigo, Espanha; Metz e Toulon, França; Gausdal, Noruega; Weik aan Zee, Holanda; Zurich, Bern e Lugano, Suíça; Mauren, Lichtenstein; Sarajevo, Belgrado, e Novi Sad, Iugoslávia; Satu Maré, Romênia; Budapeste e Kcskemet, Hungria; Praga e Stary Smokovec, Tchecoeslovaquia; Riga e Sukhumi, URSS; Frankfurt, Alemanha; Hastings, Inglaterra; Luanda, Angola; Dubai, UEA; São Paulo, Brasil; La Valeta, Malta.
Recordista Nacional de simultâneas - junho de 1987 x 168 enxadristas.
Seminário CACDEC / FIDE treinadores de xadrez - Sukhumi,URSS, 1980.
Participou do “Congresso Mundial da FIDE”, Curitiba, 1990.
Curso de Xadrez/preparação técnica - Universidade Federal de Curitiba.
Organizou e arbitrou torneios e campeonatos em diversos níveis: Escolar, Abertos e Oficiais, no município, no Estado e no País.
Árbitro de três Pan-Americanos.
Organizador e Árbitro principal de 3 Campeonatos Brasileiros.
Mestre e Árbitro Internacional da FIDE (Fed. Internacional de Xadrez).
Diretor Técnico e Presidente da FGX(Fed. Gaúcha de Xadrez, 86 a 1990.
Campeão Brasileiro Sênior em 2011.
Organizador e Árbitro de vários Torneios Abertos em Canoas, RS.

Geni Velasques Adorne nasceu em 19/05/1948 em Uruguaiana, RS, e reside em Canoas. Graduada em Letras e pós-graduada em Leitura e Produção Textual. Professora do Ensino Público Municipal de Canoas. Participou das edições da Coletânea da Casa do Poeta de Canoas, na qual integra a diretoria. Participa das atividades de declamação em diversos eventos culturais. Atual 1ª Secretária da Casa do Poeta de Canoas.



HENRIQUE MARTINS DE FREITAS, é escritor e poeta. Publicou 17 livros, nos segmentos de poesia, conto e literatura infantojuvenil, participando de 73 coletâneas. Natural de Bagé, reside em Canoas há 29 anos. Foi um dos cinco idealizadores e primeiro Presidente da Associa- ção Canoense de Escritores - ACE, (2002/2005). Conselheiro Fiscal titular da Casa do Poeta de Canoas. Ex-presidente do Conse- lho Municipal de Cultura e Patri- mônio Histórico de Canoas; foi Conselheiro-Curador da extinta Fundação Cultural de Canoas e Diretor de Divulgação da Casa do Poeta de Canoas. Patrono da XIX Feira do Livro de Canoas (2003); Patrono do I Festival de Cultura do Bairro Mathias Velho (2007); Patrono da I Feira do Livro da EMEF. Rondônia (2005); Patrono do I Sarau Poético da EMEF. David Canabarro (2004); Patrono da I Feira do Livro da EMEF. Prefeito Edgar Fontoura (2006); Patrono da III Feira do Livro da E.E. Gomes Jardim (2009); Patrono da II Feira do Livro da EMEF. Ce
ará (2009) etc. Organizador do I Festival de Cultura do Bairro Guajuviras, em 2008. Escritor homenageado - em 2004 - pela Biblioteca Pública "João Palma da Silva". Idealizou o Dia do Escritor Canoense (25/10) e ajudou na criação do Dia do Poeta Municipal (19/09) e do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico (2002). Participa do Projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro (IEL) e de inúmeras Feiras de Livro, Semanas Culturais, Seminários, Oficinas, dentro das áreas de Educação, Artes e Literatura. Preside o Movimento Cultural 'Darcy Ribeiro', Núcleo Canoas, e participa do Movimento "Educação Já", Núcleo Canoas.
Atualmente, coordena e preside a associação Guajuviras Centro de Artes, formada pela Biblioteca Comunitária Antônio José Giacomazzi e por um Espaço Cultural, oferecendo aulas de reforço escolar, empréstimo de livros, contação de histórias, oficinas de poesia, teclado, violão, desenho, teatro, canto vocal, hip hop, capoeira.
Endereço da Associação:
Avenida 17 de Abril, 783/sobreloja,
Bairro Guajuviras - Canoas/RS

PROJETOS QUE APLICA ANUALMENTE:
 "Concurso Literário Jovens Talentos";
 "Cada Um na Sua Quadrinha/Caderno de Quadrinhas Ilustradas";
 "Prosa & Verso".

PROJETO QUE PARTICIPA COMO ESCRITOR
 Instituto Estadual do Livro/Autor Presente/ escolas estaduais e Feiras
    do Livro.

Alguns dos 17 livros publicados:
 A Mão Escarlate. Contos sobrenaturais, 2011;
 Bocejo da Lua no mais puro tom lilás. Poesia/Quadrinhas, 2009;
 Quadras Ecológicas. Poesia infantil/Quadrinhas, 2008;
 A Derradeira Profecia. Contos sobrenaturais, 2007;
 Salim, Um menino Fabuloso. História juvenil, 2006;
 Quadras Que o Tempo Levou. Poesia/Quadrinhas, 2005;
 A Lua por Testemunha. Poesia, 2004;
 Crepúsculo d'alma. Poesia, 2003;
 A Magia do Amor. Poesia, 2003;
 O Pseudo-artista. Contos, 2002.



IVETE  TERESINHA GAZZONI                   
Formada em Letras: Licenciatura Plena Inglês/Português - UNISINOS/1983- Programa Avançado em Marketing - ADVB - Porto Alegre – 1998
IDIOMAS: Domínio de Inglês em diálogos situacionais , dirigido à necessidade do aluno,  comercial (Nível Avançado em  conversação tradução/versão), ênfase em terminologia de comércio exterior e/ou jurídico contratual – produtos médicos e/ou outros.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Camera di Comércio Italiana – RS (Função : Intérprete no atendimento à missões empresariais Itália/Brasil); Secretária /Auxiliar administrativa na Canadá Central De Negócios Do Brasil Ltda (Grupo Endo-Sul); Gerente  de Marketing - Administrativo/Financeiro GAZZONI - Distribuidora de Peças LTDA. - Porto Alegre – RS; Secretaria de Exportação -EDLO - Ind. de Instrumentos Cirúrgicos - Canoas – RS; Magistério - Escola Estadual Bento Gonçalves.

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO/TREINAMENTOS: Língua e Cultura Italiana - (Scuola IL DAVID) – Florença/Itália; Alliance Française - Nível 7 - Porto Alegre/RS; Língua Espanhola - Nível 5 – ULBRA/Canoas; Curso Avançado em Marketing – ADVB/Porto  Alegre; Mandarim em andamento.


Ladimir Luiz Marchioretto




Linney Jeanne Palma nasceu em 26/2/1954 em Getúlio Vargas, RS, e reside em Canoas. Graduada em Estudos Sociais/História da Arte e Produção Textual. Tem poemas publicados no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, em vários sítios de poesias e em diversas coletâneas.

Lúcia Helena da Rosa é natural de Canoas/RS - Cursou a Faculdade de Serviço Social, trabalhou por dez anos em Recursos Humanos. Atualmente é artesã-confeiteira. Autodidata, estuda literatura, em especial a Poesia. Publica textos de sua autoria no site Recanto das Letras, desde 2009.  Associada da Casa do Poeta de Canoas, é integrante do Coral da referida Casa.
Participou de algumas coletâneas, a saber, Joaquim Moncks & Amigos, Antologia da Casa do Poeta de Canoas, Coletânea da Casa do Poeta de São José do Norte, Antologia do Centro dos Escritores Lourencianos e Coletânea do Centro de Literatura Pelotense e participa de concursos literários. Em 2014 obteve primeira colocação no gênero Prosa Poética, em concurso realizado em São José do Norte/Rio Grande/RS, e menção honrosa no Concurso Literário de Pelotas/RS, no gênero Poesia.  Publica textos na Entreverbos Revista de Canoas. Em 2013 Integrou a comitiva brasileira que representou os escritores no Congresso de Educação e Cultura em Puerto Iguazú, Argentina e participou do Congresso de Educação e Cultura de Santa Maria. 

Luiz Antonio Ferreira Lisboa nasceu em 17/01/1951 em Canoas, RS, onde reside. Professor de violão e técnico em música. Formado na EST – Escola Técnica de Teologia, de São Leopoldo, RS. Músico, compositor, poeta e escritor. Vice-presidente da Casa do Poeta de Canoas. Atua como professor voluntário no Guajuviras Centro de Artes e como diretor do Espaço Musical Canoas.
Vice-Presidente da Casa do Poeta de Canoas.


Mari Regina Rigo nasceu em 06/03/1955 em Porto Alegre, RS, e reside em Canoas. Graduada em Letras pelo Unilasalle e pós-graduada em Leitura e Produção Textual. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Canoas, professora da rede municipal, fundadora e coordenadora da Biblioteca Comunitária Cecilia Meireles da Associação de Moradores do Jardim Igara 2 (AMORJI II).
Formação    * Ensino médio – Magistério- Maria Auxiliadora-1972; *Ensino Superior- Letras-Habilitação em Português e Literatura- Unilasalle- 1996; *Pós Graduação em Leitura e Produção Textual- Unilasalle-2008.
Experiência    *Professora do Ensino Fundamental  por 27 anos
                        *Fundadora e Coordenadora de uma Biblioteca Comunitária Cecília Meireles - 2008.
                        *Responsável pelo Ponto de Leitura do Bairro Igara  desde 2009. 
                         *Organizadora da II e III edição da Feira do Livro do Bairro Igara.
                         *Integrante do PROLER-CANOAS-2anos
                         *Membro durante 6 anos do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Canoas- Representando a Literatura
                         *Contadora de Histórias-2 anos
                         *Idealizadora da Boneca Cecília- Mascote da Biblioteca Comunitária
                       *Sócia Fundadora da Casa do Poeta de Canoas-2002.
                         *Participante de V Coletâneas de Poesia Crônica e Conto-
                           2003-2005-2007-2009-2011 
                         *Organizadora (juntamente com mais duas escritoras)do Projeto e  Coletânea de poemas do EJA- Nas Asas da Poesia-2006
                         *Participante da Coletânea de Memórias da Infância - Éramos Crianças...2012. Org. Eunice Gazzo.
Contato: 94029872- marigringa@ibest.com.br  


Maria Luci Cardoso Leite nasceu na cidade de Gravataí/RS e reside em Canoas há cerca de quarenta anos.
Professora, poetisa, associada da Casa do Poeta de Canoas, onde ocupa o cargo de Presidente. Diretora Delegada da Fecomércio/RS; Coordenadora Cultural do Movimento SOS Grêmio Niterói e Conselheira Fiscal do Guajuviras Centro De Artes. Delegada de Literatura da Conferência Municipal de Cultura, suplente de Literatura no Conselho Municipal de Cultura.
Participante de inúmeros concursos literários, conquistando o primeiro lugar com a melhor “letra-tema” do Festival Nativista da cidade de Fontoura Xavier. Fez parte da 1ª e 2ª edição do Projeto “Poemas no Ônibus” da Casa do Poeta de Canoas além de fazer parte da III, IV, V e VI Coletâneas de Poesias, Crônicas e Contos da mesma entidade.
É coautora do livro Expressões d’Alma - Contos, Crônicas e Poesias. Esta obra foi indicada para concorrer ao prêmio Livro do Ano, pela AGES (Associação Gaúcha de Escritores), tendo ficando entre os sete finalistas na categoria Poesia e foi referência na Dissertação de  Mestrado do Unilasalle intitulado Autores da Casa o Poeta de Canoas,os processos de memória na produção literária em busca da infância da Mª Eunice Machado Gazzo.
Autora dos livros Canoas em Poesia, Crônicas e Fotos e do livro infantil A patinha e o cachorro.
Participa do Grupo de teatro e do Revelando Talentos da Casa do Poeta de Canoas. Atuou como atriz em curta-metragem. 


MARIA SANTOS RIGO nasceu em 6 de maio de 1936, em Triunfo/RS, e reside em Canoas desde 1954, cofundadora e presidente da Casa do Poeta de Canoas e consul em Canoas dos Poetas Del Mundo. Participou do Curso de Teologia da Popular da Esef – Escola Superior de Teologia e Espiritualista Franciscana. Participou de palestras, oficinas na área de literatura, de inúmeros encontros e congressos culturais como presidente da Poebras Canoas.
Idealizou e realizou vários projetos, como I, II, III IV e V Coletânea da Casa do Poeta de Canoas(Poesia, Conto e crônica em 2003, 2005, 2007, 2009 e 2011), o projeto “Poesia no Ônibus’( com  a SMTP/Canoas) com a empresa SOGAL.  Fundou  um grupo de teatro em 2004. Lidera, encontros, saraus e caravanas culturais, participações em feiras de livros, entre outras atividades afins. Integrou coletâneas da Capori(Casa do Poeta Rio-Grandense) e as coletâneas da Casa do Poeta de Canoas. No ano de 2010 fundou a Biblioteca da Casa do Poeta de Canoas(espaço Nelson Fachinelli) e desenvolveu e realizou o projeto Confraria da Leitura e o Ponto de Leitura.
Foi por 10 anos presidente da Casa do Poeta de Canoas e atualmente é Presidente de Honra e Coordenadora de Eventos. Em 2013, foi patrona da III Feira do Livro do Bairro Igara II. Atualmente é acadêmica de Letras com Habilitação em Português e Literaturas da Língua Portuguesa na faculdade UNILASALLE –Canoas. E integra como Mediadora de Leitura o Programa Cidadania e Leitura do PROLER Nucleo Canoas.


Marise Moreira Woehlert nasceu em 29/9-1943 em Rosário, MA, e reside em Canoas. Secretária executiva. Foi funcionária pública federal. Líder comunitária. Membro da Comissão Olímpica de CMs/RS. Correspondente da Revista Equipe. Integra o Grupo de Teatro da Casa do Poeta de Canoas, da qual é associada.

MARIA HELENA LOUREIRO BAUER

      Maria Helena nasceu em Canoas, em 08/12/1946. Formada em Magistério pelo Colégio Maria Auxiliadora-Canoas/RS. Graduada em História e Direito pela Universidade do Vale dos Sinos- São Leopoldo/RS. Pós-graduada em Gestão em Biblioteca Escolar pelo UNILASALLE- Canoas/RS.
   Desenvolveu atividades docentes nas escolas municipais e estaduais de Canoas e atuou no Setor de Extensão da Biblioteca Municipal João Palma da Silva. Ex-Diretora da EMEF Ceará. Foi Assessora de Gabinete do Prefeito Municipal (1993 – 1995), Chefe da Seção Cultural e Diretora do Departamento de Apoio Administrativo e Informação do município. Empresária, Sócia-Gerente da ORTOTEC. Advogada Especializada em Direito de Família.
Maria Helena participou de diversos encontros, congressos, seminários regionais e internacionais: Encontro sobre Currículo de 1º Grau/SEC; 1º Encontro de Professores de Educação Moral e Cívica; Seminário Internacional de Políticas Ambientais no MERCOSUL e as Experiências da Integração Européia (Fundação Konrad Stiftung e Feplam - Porto Alegre/RS); Seminário do Patrimônio Cultural e Ambiental de Canoas. Possui ainda Cursos de Educação Moral e Cívica; Curso de Extensão Cultural nos Museus-Organização de Museus Escolares; Curso de Ext. Univ. em Psicologia Aplicada; Curso de Liderança e Desenvolvimento de Comunidade; Curso de História da Arte Moderna de 1880 nos Tempos Atuais; Curso Básico de Técnica de Cinema; Curso de reciclagem em Termos de Currículo de 1º grau; Curso de Folclore; Simpósio de Direito Internacional Público; Curso de Direito de Família; Curso de Atualização em Direitos das Locações; Desenvolvimento do poder do pensamento positivo; Congresso Nacional da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica; Jornada Interamericana sobre a Ordem Jurídica Internacional; Cursos de Informática; Curso de Preparação para o Concurso de Delegado de Polícia; Curso de Orientação para Crédito - Programa Brasil Empreendedor/SEBRAE. Comissão Examinadora - Elaboração e Aplicação da Prova de Conhecimentos Gerais do Concurso público para Admissão na Função de Auxiliar de Administração; Membro da Comissão da Semana da Canoas - Portaria Nº137 de 16 de maio de 1977; Escrutinadora e Presidente de mesa; Conciliadora - Juizado Especial de Pequenas Causas - Comarca de Canoas/96/97; Presidente do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico; Presidente da Associação da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva - 2010 - Canoas/RS; Membro da Casa do Poeta de Canoas; Membro da Associação Canoense de Escritores; Conselheira - Conselho Curador da Fundação Cultural de Canoas - 2006.

Em se tratando de educação, Maria Helena possui trabalhos realizados que contribuíram para o aperfeiçoamento do sistema educacional, vale citar: Censo Escolar; Da Estância Velha ao Capão das Canoas (Trabalho de Licenciatura Plena - Curso de História - UNISINOS – 1970); Aspectos Gerais do Município de Canoas (1977); Programa Contribuinte do Futuro; 1º Concurso de Redação para Alunos de 1º Grau (CEEE/Canoas/79); "A Família Natural - Uma Realidade” (1985); Revisora de "Pequena história de Canoas" de João Palma da Silva;  Relato de Experiência: "Clube de Leitura da Biblioteca Municipal João Palma da Silva" ( 2008), Organizadora do Concurso para Criação da Bandeira da Escola Municipal Max Adolfo Oderich e autora da letra do Hino da Escola Max A. Oderich.
Livros e outras publicações...
 *Livros: *Sentindo a Vida – Poesias
             *Ecologia e Poluição
             *Canoas, Dados e Números (organizadora)
             *Aspectos Gerais do Município de Canoas
             *Canoas Hoje
 *Participação nas Antologias:
              Casa do poeta (2 e 3)
              Antologia poética (UNISINOS)
             Coletâneas: 1,2 e 3 do Clube de Leitura da Biblioteca Pública.



Marília Brandão Natural de Pinheiro Machado -RS. Professora  estadual aposentada.
Cursou  escola normal no Instituto de Educação "Juvenal  Müller" no município de Rio Grande - RS.
Cursou licenciatura curta em Ciências Físicas e Biológicas e  licenciatura plena em Biologia  pela  PUCRS.
Fez vários cursos e seminários ao longo de sua carreira  no magistério.
Autora do livro  de poemas "Olhos da Alma"  .
Compositora e cantora ,inscrita na OMB ,gravou seu primeiro CD intitulado "Insensatos Amores" em 2013, composições próprias  tanto na letra quanto na melodia.
Participou com poesia no festival da FEARG  em Rio Grande .
Foi membro por curto período da Casa do Poeta do município de Rio Grande.

Moacyr Ayres da Siqueira nasceu em 20/2/1933 em Porto Alegre, RS, e reside em Canoas. Possui publicações em jornais de Canoas, Porto Alegre e interior do RGS, em livros e antologias. Publicou o livro “Flagelo faz 40 anos” em parceria com Canabarro Tróis Filho. Sócio fundador da Casa do Poeta de Canoas e segundo vice-presidente da Academia de artes, Ciências e Letras Castro Alves.



Moema Terezinha Pinto Cavalcanti possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS - RS (1974), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1982), Mestrado em Letras - UNIVERSITÉ DE LIMOGES - FRANÇA (1993) e Doutorado em LITERATURA COMPARADA - pela UNIVERSITÉ DE LIMOGES, FRANÇA (1998). O Diploma de Doutor foi reconhecido no Brasil pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG. Foi professora adjunta com Doutorado da ULBRA, em que lecionou várias disciplinas e atuou em Pesquisa e em Supervisão de Estágios. Trabalhou no DITL - DICTIONAIRE INTERNATIONALL DES TERMES LITTÉRAIRES, en France. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Comparada, Literatura Brasileira, identidade nacional, Crítica Literária, Metodologia de Ensino de Língua e de Literatura. Atualmente, trabalha com revisão de textos, pesquisa. De pesquisa literária comparativa (France/ Brésil), apresentou trabalho sobre o Negro no Romantismo Brasileiro, em Congresso de Literatura Comparada na Sorbonne- em Paris, França, no ano de 2013.  (Informações coletadas do Lattes em 13/12/2014)







Foi diretora de arte da Editora Abril (1968-1975) e, desde 1975, atua como designer independente. Criadora da identidade visual dos eventos paralelos à 46ª Feira Internacional de Livros de Frankfurt, recebeu o Prêmio Jabuti em 1991 e em 1993. Expôs seus trabalhos em 2000 na Associação dos Designers Gráficos (ADG): Moema Cavalcanti: 800 capas. Já elaborou mais de mil capas de livros para as principais editoras do país.



Neida (da Costa) Rocha nasceu dia 1/2/1954, em Canoas/RS, na Vila Harmonia, onde passou a infância e em 1965 mudou-se para o Bairro Niterói onde viveu a adolescência. Filha de José Lopes da Rocha e Tereza da Costa Rocha, criada entre dois irmãos (Nei e Sidnei). Aos 19 anos iniciou a Faculdade de Nutrição (Unisinos/RS) o que interrompeu para casar.
Na Páscoa de 1973 seu irmão (Nei) faleceu aos 20 anos no domingo de Páscoa. Em 1980 escreveu o poema PÁSCOA em homenagem ao irmão falecido. O poema foi publicado no Jornal Correio do Povo (Porto Alegre/RS), iniciando assim, sua vida literária.
Aos 45 anos retornou aos estudos, concluiu a Faculdade de Letras aos 50 anos e Pós Graduação aos 53. Após 30 anos residindo em Blumenau/SC, retornou para Canoas, onde aliou as tarefas de cuidar da mãe com a prática literária.
Tem 9 publicações individuais entre livros de poemas, contos e crônicas, cd de poemas e camiseta poema, poema musicado, além de literatura infantil. Participa em 69 antologias e fez a apresentação de 4 livros.
É Ativista Cultural e participa de Grupos Literários do Brasil.

PUBLICAÇÕES INDIVIDUAIS

CONTRONICAS – (Contos/ Crônicas) Editoria Piracicaba/SP/2000 -2ª Ed
SENTI(MO)MENTOS- Poemas - Editoria Piracicaba/SP/2000
SINTO MUITO AMOR - CD de Poemas - 23 poemas – 2002
DANILO, SUA MOCHILA E SEUS AMIGOS – (Infantil). Nova Letra - Blumenau/SC – 2002 (2ª ed. – revisada 2004)
MINHA NÃO METADE (Poemas) - Odorizzi - Blumenau/SC – 2005
EFEMÉRIDES (Poemas) - 60 páginas - News Print - Xanxerê/SC – 2007
DANILO, SU MOCHILA Y SUS AMIGOS (Infantil) Alternativa – Porto Alegre/RS – 2010(2ª Ed- 2010)
ARTIGO DEFINIDO (Crônicas) - 80 pág.- Alternativa – Porto Alegre/RS – 2010
CD NOSSOS VALORES – 2010 – Gravadora Sangue Novo – Gravataí/RS
CAMISETA POEMA: MINHA NÃO METADE
PARTICIPAÇÃO
Associação Canoense de Escritores - ACE; Casa do Poeta de Canoas; Casa do Poeta do Riograndense (CAPORI); Cooredenadora Núcleo Canoas/RS – UBE; Academia de Letras do Brasil; Cônsul Rio Grande do Sul - Poetas del Mundo; Associação Gaúcha Escritores (AGEs); Praeclarus Clube Escritores Piracicaba; Patronesse Academia Virtual Sala dos Poetas (AVSPE); Academia de Letras Blumenauense; Membro Fundadora Sociedade Escritores de Blumenau (SEB); Presidente Sociedade Escritores de Blumenau (2005/2006); Membro do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau/SC (2005/07); Vice Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau/SC em 2007; Concorreu à vaga da Academia Catarinense de Letras – 2007. Colaboradora de diversos jornais. Promove Oficinas Literárias e Contação de Histórias em Escolas; Participa em 69 Coletâneas (Prosa/Verso)

APRESENTAÇÕES DE LIVROS
REFORMA INTERIOR – Luiz Roberto Sienna; POEMAS – José Erigutemberg Menezes; PEDRA DO LAGO – Maria de Lourdes Scotinni Heiden; IN QUIETUDE – Nelsi Inês Urnau.

PREMIAÇÕES
Em 1999: Sua logomarca foi escolhida Curso de Letras (FURB/SC).
Menção Honrosa Concurso de Conto sobre Animais da APA – ILUSÃO
Menção Honrosa 1ª Conc. Poemas da CAPOSAN com MEUS MEDOS
Destaque Especial 1ª Concurso de Poemas da CAPOSAN pelo conjunto da obra: UMA MULHER DE MUITOS HOMENS, MEUS MEDOS E COBRANÇAS.
Destaque Especial 1ª Concurso Poemas da CAPOSAN com poema UMA MULHER DE MUITOS HOMENS.

Em 2000: Menção Honrosa IV Conc. Internacional de Prosa – Mogi das Cruzes/SP. 21º lugar – INCOMPREENSÃO – Conc. Liter. Américas – Maceió/AL.
Em 2002: Menção Honrosa Sociedade Escritores de Blumenau. Troféu Coruja, Clube Escritores Piracicaba/SP com o poema: TEU CHAMADO. 1º lugar no VIII PRÊMIO POESIA E DESENHO LILIA A PEREIRA DA SILVA - Prefeitura  Municipal Itapira/SP com o poema: TEU CHAMADO.
Em 2003: 3º lugar Com. Piracicaba poema: VIAGEM ASTRAL; Destaque Literatura Infantil Sociedade Escritores de Blumenau.
Em 2004: Menção Honrosa VI Concurso Nac. e Internac. Contos e Poesia Nuno A Pereira Rio de Janeiro poema PORQUE SOU POETA. 1º lugar do Concurso do Dia dos Namorados (Programa Conexão Direta, da TV Galega/SC) com a frase: SINTO SAUDADE DO QUE NUNCA DISSESTE.
Em 2005: Moção de Louvor Câmara Vereadores Blumenau/SC. Presidente da Sociedade Escritores de Blumenau.
Em 2006: Presidente da Sociedade Escritores de Blumenau; Troféu Gigantes em Blumenau/SC Comenda Letras Catarinenses. 1º lugar Concurso Poemas nos Ônibus, em Gravataí/RS com CACHECOL.
Em 2007: Vice-Presidente Conselho Municipal Cultura Bnu/SC. Concorreu à Academia Catarinense Letras.
Em 2008: Menção Honrosa II Concurso Nacional de Poesias da Academia Itajubense Letras: VIVER SOLITÁRIO Participação no CONCURSO POESIA NO ÔNIBUS, com o poema: BALA ACHADA. 10º lugar no XXVI Concurso Internacional Literário, na categoria de Poesia da Edições AG, com o poema ENTRE O NASCENTE E O POENTE e O CAMINHO DE CADA UM.
Troféu Coruja - 2º lugar Categoria Especial X Concurso Nacional Poesias Clube Escritores de Piracicaba/SP com o poema INTERNET DA NATUREZA.
Selecionada para a 17ª edição do Concurso Poemas no Ônibus e no Trem com o poema SONS DA NOITE. Finalistas do Prêmio UFF de Literatura com a crônica CARTA A MINHA NETA ADULTA (conversa de mulher para mulher).  Menção Honrosa no Premio Literário Cidade de Porto Seguro 2008, com a crônica: CARTA A MINHA NETA ADULTA (conversa de mulher para mulher).
Em 2009: Premiada no IV Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus Poesia/2008 poema REENCONTRO DE ALMAS; Menção Honrosa (12º Prêmio Missões - Roque Gonzales/RS) SÚPLICA DE UM VELHO PAI; Título de Mérito Literário Francisco Lagreca Clube dos Escritores Piracicaba. 8º lugar no XXVII Concurso Internacional Literário, na categoria de Poesia da Edições AG. Prêmio de Participação na Antologia Eternos Amores do Clube de Escritores de Alvorada/RS, com o Conto: AUTOPUNIÇÃO.
Indicada a Patronesse da 25ª Feira do Livro de Canoas/RS (2009)

Em 2009 , 2010 e 2011: Indicada pela Casa do Poeta para concorrer à Patrona da Feira do Livro de Canoas/RS, sendo eleita em 2011.


NÉLSINÊS (Nelsi Inês Urnau) é natural de Boa Vista do Buricá/RS e reside em Canoas desde 1987. Professora Municipal e Secretária da Casa do Poeta de Canoas. Ocupa a cadeira n.º 02 da Academia de Letras do Brasil – Seccional RS/Canoas (Patrono João Palma da Silva). Criou o logotipo JPS na escola onde atua e desenvolveu diversas atividades relacionadas à Literatura e Cultura em geral. Foi Painelista no evento "Mulheres na Contemporaneidade" - SMEC/Canoas/2007. Participou da Mostra Poética "Cores das Letras no Brasil" no 4° Encontro Açoriano de Lusofonia - Açores/Portugal e no 8° Didascálico IF-SC (Sociedade dos Poetas Advogados/SC). É Palestrante sobre o tema Parceria Família/Escola na Educação e Oficineira de Literatura pela Casa do Poeta de Canoas. Foi jurada em diversos Concursos Literários. Participante de diversas antologias desde 2003, colabora com informativos e jornais da região desde 1991. Nelsi desenvolve sua escrita em várias modalidades literárias: haicais, minicontos, poemas clássicos e modernos, contos, crônicas, ensaios e romances além de histórias e músicas infantis. 
Nelsi foi Patrona da 4ª Feira do Livro da EEEF Víctor Hugo Ludwig (Canoas/RS), da 1ª Feira do Livro da EMEF Ceará (Canoas/RS), da V Feira Municipal do Livro 2008 da cidade de Nova Santa Rita/RS, da 26ª Feira do Livro de Canoas/RS (2010), da III Feira do Livro da EMEF Gal. Osório e da II Feira do Livro do Bairro Igara.
 Premiações: Destaque e Menção Honrosa em mais de dez Concursos Literários de âmbito Nacional e Internacional; Vencedora do Concurso de Histórias Infantis - SMEC/Canoas (1991); Melhor Autor Canoense de Conto e Crônica/Fundação Cultural de Canoas (2006); Placa Educação Solidária/PMC/2007; Medalha Poemas no Ônibus - 2008/Esteio/RS; Vencedora do Prêmio Álvaro Maia de Romance - Manaus/AM- 2008 (em edição); Troféu Contos (ACL/RJ); 3º, 5º e 9º lugar em poesia, crônica e conto - Casa de Miguel/MG; 3º lugar em contos -Araçatuba/SP; Vencedora do Concurso de Resenhas – ALAMI/SP; 3º lugar na soma de pontos/Concurso Paz em Prosa e Verso – Varginha/MG; 1º lugar em poesia no III Concurso Literário da FECI/RS; 1º lugar em contos no FESTICOP Santa Lúcia/SP; 4º Lugar em poesia no Concurso da APLA/PR; 2º lugar em Ensaio Literário - SOBRAMES/RJ; Troféu Destaque Cultural 2010 - Revista Símbolo - Canoas/RS; Medalha Poemas no ônibus 2011 – Esteio/RS.
 Obras individuais editadas: Romances: LOUCOS NÃO INSANOS (2006); CLUBE DOS COMBALIDOS (2010 - Destaque Nacional no III Concurso de romances da ALPAS XXI/2009) ASAS LIVRES (2010 - Vencedor do Prêmio Álvaro Maia de Manaus/2008) e Loucos ilustres loucos! (Volume 2 do romance Loucos Não Insanos). Opúsculo IN QUIETUDE (2009 e 2ª edição em 2014). Obras Infantis: ZÉ TOQUIN (2007- vencedor do Concurso de Histórias Infantis/ SMEC/Canoas/1991; 2ª edição em 2014); CECÍLIA E AMIGOS (2008; e 2ª edição em 2014) e MÁGICA ESPECIAL (2010 – conto e concurso/ 2011 reedição ilustrada).



(in memoriam) 
Nemézio Miranda de Meirelles nasceu em 19/12/1913, em Salvador, BA, e faleceu em Canoas em 16/5/2011. Formado em Odontologia,. Cidadão Canoense Honorário, patrono da Imprensa, escritor, pensador, palestrante e jornalista.  Autor de três livros de poemas. Recebeu medalhas e honrarias do Exército  e da Aeronáutica. Patrono da 17ª Feira do Livro de Canoas, em 2001.


(in memoriam) 

Olinto Silveira de Vargas, 91 anos de idade filho de José Silveira de Vargas e de Adelaide Gonçalves Garcia de Vargas, nasceu em Pesqueiro (1º Distrito de) Montenegro/RS, a 21 de janeiro de 1924. Dos 5 aos 10 anos, fez o primário (incompleto).
Aos 38 anos, fez aprendizado de desenho de arquitetura. Dos 47 aos 49 anos fez o 1º e 2º Graus, e aos 50 anos começou o Básico para a Arquitetura, mas, por motivos de saúde, teve que interromper os seus estudos. Aos 63 anos, iniciou o aprendizado de música: Solfejo e Execução de piano e violão.
Suas atividades profissionais foram: Agricultor, marinheiro (de água doce), militar (quando serviu à Pátria); lenhador, oleiro, cobrador de ônibus, carpinteiro e mestre de obras.
Seu gosto pela poesia começou na infância, ao ler os versos de sua escola e, principalmente, ao ler “Antônio Chimango” de Amaro Juvenal. Mais tarde, quando adulto inspirou-se com “Invernada Vazia” de Lauro Rodrigues. E, mais recentemente, com as “payadas” de Jaime Caetano Braun.
Em 1979 escreveu o seu primeiro poema: “Um assalto na praça”. Atualmente conta com mais de 800 poemas de sua autoria. É escritor, com 4 livros publicados e participação em 7 coletâneas, tendo também participado de vários jornais da Região Metropolitana. Possui coluna de Poesia no jornal Líder do Vale de Sapucaia do Sul. 
Foi Sócio-Fundador e Secretário da ASES (Academia Sapucaiense de Escritores), é associado da Casa do Poeta de Canoas desde 2005.
Foi Patrono nas Feiras do Livro de Sapucaia do Sul em 1999 e em 2002.
Em 2013 foi o Escritor Homenageado da Feira do Livro de Sapucaia do Sul. Também em 2013 foi condecorado com o Titulo de Cidadão Sapucaiense, pela Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul.
Foi o escritor homenageado na VI Coletânea da Casa do Poeta de Canoas.





Romilda Moreira Lemos é enfermeira aposentada e reside em Canoas. Nascida aos 14/12/1947, em Erechim/RS.
Em 1961/62 foi designada para lecionar o primeiro e segundo ano primário na localidade de Paulo Bento, então Distrito de Erechim. Em 1971 foi convocada para lecionar no MOBRAL, no interior de Tapes/RS.
Residindo em Canoas desde 1988, trabalhou e se aposentou como enfermeira.
Associada da Casa do Poeta de Canoas, participou da V Coletânea e também integra o Grupo de Teatro desta entidade. Presta serviços gratuitos na Biblioteca "Nelson Fachinelli" da Casa do Poeta de Canoas.
Como integrante do Grupo Vocal Encanto participou da gravação de dois CDs do Grupo além de apresentações em eventos diversos.
Participa do livro Contando a História da UNATI (Universidade da Terceira Idade) do UNILASALLE, onde também participa como aluna de oficinas de Literatura.
Tem nove livros escritos, esperando possibilidade de publicação, tendo seu romance Lugarejo encantado contemplado com mérito para edição pelo Programa Microcrédito Cultural ainda em andamento.



Roneida Vieira
Falta currículo e foto



in memorian
Advogada. Foi 1ª Tesoureira da Casa do Poeta de Canoas - falta currículo.

SIRLEI MARIZA DA SILVA NUNES nasceu em Santiago do Boqueirão/RS, em 1941, e reside em Canoas há cerca de cinquenta anos.
Atuou na região missioneira como professora do Mobral de Santo Antônio das Missões, onde foi uma das precursoras do ensino de jovens e adultos no município.
Foi fiscal no setor de Serviços Gerais no M.S.S. de Porto Alegre; trabalhou por oito anos na Trensurb, além de ter sido empresária do  ramo têxtil.
Exerce a função de costureira overloquista, além de dedicar-se à diversas atividades culturais;
Sócia da Casa do Poeta de Canoas, participou das coletâneas da entidade e do Projeto "Poemas no Ônibus" em todas as suas edições.
Integrante do Coral da Ulbra e do Coral da Casa do Poeta de Canoas;
Participante da Oficina de Literatura realizada pela Casa do Poeta de Canoas em parceria com a ASCCAN - Associação Cultural de Canoas;
Autora do livro Poesia dos Pampas, projeto contemplado pelo Programa de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Canoas, Edital 015/10 - SMC
Contemplada no Programa Microcrédito Cultural 2014, com o livro infantil "O grilo e a raposa",  ainda em andamento.





Stephan Pereira Kässmayer, 38 anos, natural de Curitiba/Paraná, é capitão aviador da Força Aérea Brasileira, sendo militar desde 1998. Cursou o primeiro grau (atual ensino fundamental) na Escola Suíço-Brasileira e o segundo grau (atual ensino médio) no Colégio Positivo, ambos em Curitiba.
Sua formação superior foi na Academia da Força Aérea, onde concluiu o Curso de Formação de Oficiais Aviadores em 2002. Especializou-se em Gestão Empresarial (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas em 2008.
Começou a escrever pequenos contos e histórias de terror desde que foi alfabetizado, tendo parado de escrever por vários anos, até reiniciar em 2000, quando passou a escrever letras de músicas e poemas. Possui pouco mais de sessenta trabalhos produzidos, além de outros tantos ainda inacabados.

Atualmente, reside em Canoas - RS.


Vera Bottega 
(in memoriam) 
Nasceu em 8/2/1944, em Canoas, RS, onde reside. Integra a Oficina de Teatro da Casa do Poeta de Canoas. Atuou no curta metragem “Alma Penada”. Participou, nos gêneros Poesia e Crônica, da I, II, e III Coletânea da Casa do Poeta de Canoas – Poesia, Crônica e Conto, em 2003, 2005 e 2007.

Vera Maria Costa do Nascimento nasceu em 14/6/1943, em Porto Alegre, RS, e reside em Canoas. Bacharel em Direito pela Unisinos – Universidade do Vale dos Sinos. Participou de todas as coletâneas da Casa do Poeta de Canoas onde atua como Conselheira Fiscal e colaboradora. Vocalista do conjunto Nostalgia que possui um cd lançado.





































3 comentários:

  1. Parabéns pelo novo site, adorei, Oneida

    ResponderExcluir
  2. Caro Sr. Xico Júnior
    Mais uma vez me disponho a responder sua mesma queixa, a qual foi respondida em outra postagem, mas parece que não convenceu. Deixa-nos realmente tristes e chocados que insista nisso sem, de fato, acompanhar nossa luta. Nosso propósito é de progredir e isto faz com que agora tenhamos conseguido fazer esta página (blog) com as capas dos livros, enquanto precisamos abrir mão do site. No seu caso, não houve menoscaso, posto que teve sim, matéria no antigo site divulgando o fato com foto de sua doação, livros os quais encontram-se honrados em nossa biblioteca. Se deseja, coloco neste blog a prova. De outro modo gostaria que o senhor apresentasse algo sobre os eventos nossos em que participou.
    Nossa entidade é um grupo de amigos que batalha e com muita dificuldade visando em primeiro lugar a Cultura, nós associados que participamos ativamente temos sempre investido muito mais do que "usufruído". Todos nós que somos assíduos participantes temos doado livros, tempo e outras despesas em prol da Casa. O senhor tem noção de quanto Maria Rigo, Luci, Mari, Demétrio, Lisboa, Neida, Nelsi, Henrique, Giacomazzi, Rosélia, Viviane, Tonito, Fernando Almeida, Ancila, Vera Nascimento, Geni, Sirlei e tantos outros já doamos e investimos em prol da Casa? Absolutamente não! Com certeza! Lamentamos que muitos se associem esperando o contrário e se decepcionem por esta mesma razão. Como em outros lugares, os efetivos participantes, que cedem algumas ou várias horas semanais à Casa são poucos; enquanto muitos, pouco participam de nossas reuniões e atividades para conhecer a verdadeira labuta e dificuldades. Continuando: Não é nossa Casa do Poeta que valoriza mais os escritores de fora que os locais... Acusar-nos disso é extrema injustiça e gostaria que o Senhor dissesse em que momento fizemos isso, pois creio estar confundindo nossa casa com outras entidades diversas. Aliás, é justamente nossa luta a de valorização de nossos autores, principalmente nossos associados ativos de acordo com nosso Estatuto. Só não sabe disso quem não participa realmente.
    Att. Nelsi

    ResponderExcluir
  3. Ih, tem longa resposta para responder calma e demoradamente, mas demanda tempo que não tenho no momento. Vai ter de esperar, Xico Júnior. Oportunamente o farei. Nelsi

    ResponderExcluir