Datas comemorativas de abril

Abril teve várias datas comemorativas importantes, como o Dia Nacional do Livro Infantil (em homenagem a Monteiro Lobato) e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais (em homenagem a Miguel de Cervantes e William Shakespeare). Nada publicamos aqui relacionado a isso. Motivo: falta de tempo. Estivemos em atividades relacionadas participando de Feiras do Livro no Bairro Igara e Harmonia, além do nosso costumeiro Cafezinho Poético.
As fotos serão postadas em breve.

Aos participantes da VI Coletânea

O boneco já se encontra à disposição dos autores participantes para revisão. Ficará na nossa biblioteca nos horários de seu funcionamento até quarta-feira. Os que não puderem comparecer devem solicitar que lhes seja enviada prova por e-mail, o que já está sendo feito aos participantes de outras cidades.

Poema do associado Olinto

CASA DE POETA  2


Eu quero uma casa bela

De atrativos repleta
Pra minha gula de poeta
Que uma mulher há já nela.

Castelo com mil enfeites
Na Praia de Avanhandava
Nem bem aurora raiava
Mar-tinha pros meus deleites.

Oh, Meu Senhor do Bom Fim
Entre tantos povos mil
Não merece o Meu Brasil
Ser-tão agreste assim.

Pus meu barquinho ao mar
Em noite de cal-maria
Onde eu, mais amaria
Que antes do céu, só há mar.

Pra muito me demorar
De alma e corpo presente
Na casa deste vivente
Há lugar para eu morar.

Pelo oceano a navegar
Só eu sei o quanto eu amo
Neste mar que eu mais proclamo
Já não sei mais onde há mar .

Na ânsia de me casar
Nos braços de minha prenda
Me mudo da minha tenda
Pra sua casa de morar

Sapucaia do Sul, 2003

OLINTO VARGAS

Convite para almoço de comemoração


Prestigie a 3ª Feira do Livro do Bairro Harmonia


É nesta semana pós Páscoa (renovação):
renove-se com cultura e literatura!


Convite para IV Encontro das Casas de Poeta

No mesmo dia, às 17h, haverá o Lançamento de nossa 
"VI Coletânea de Poemas, Contos e Crônicas".

e, antes do Encontro, às 13h o lançamento das Coletâneas:
          "Letras Atuais" - com Neida Rocha e Editora Alternativa
 e       "Transparências" com Rozélia Scheffler e ALPAS 21


Nossa VI Coletânea já tem data de lançamento

Será na 30ª Feira do Livro de Canoas,
 no domingo de 08 de junho, às 17h
no Café Literário (ao lado do Auditório da Praça da Bandeira) e 
 logo na sequência do
 IV Encontro das Casas de Poeta do Brasil que ocorrerá das 14h às 17h.
 Em breve, mais informações.

Dúvidas, entrar em contato pelo email  capoetcan@yahoo.com.br 

Mais uma vez, a Patrona é nossa associada

Canoas chega à 30ª edição de suas Feiras de Livro.
E mais uma vez, a Patrona é associada da Casa do Poeta de Canoas!


Ancila Dani Martins é seu nome!

Parabéns, Ancila! 
A Casa do Poeta de Canoas se orgulha de
tê-la entre seus sócios, de tê-la indicado 
e lhe deseja muito sucesso!

E eis seu currículo, que a qualifica para tanto:
Ancila Dani Martins é natural de Flores da Cunha, RS, e reside em Canoas, RS. Licenciada em História, pela Unisinos, Pós Graduada em Métodos e Técnicas de Ensino e Especializada em História do Rio Grande do Sul pelo CELES. Em São Paulo, concluiu o Curso de Pastoral em Nível Superior pela Província Marista.  Foi aluna da Escola Superior de Guerra, com Ciclos de Estudos de Politica e Estratégia. Iniciou a carreira de Magistério em Vassouras, no Rio de Janeiro RJ.
Em Canoas, lecionou no CELES (Centro Educacional La Salle), no Colégio Cristo Redentor e EEEM Carlos Chagas. Foi diretora da EEEM André Leão Puente. Idealizadora e Co-organizadora, em 2006, do livro “Nas asas da poesia – I Coletânea e Poemas” dos alunos da EJA – Smec/Canoas, resultado do projeto “Centenário de Mário Quintana”, do qual participou ministrando oficinas.
Recebeu o 1º lugar na categoria poesia na comemoração dos 50 anos do CSSGAPA. Na Feira do Livro de 2008, lançou sua primeira obra: “Expressando Sentimentos”, selecionada na PIC de 2007, pela SMEC.
Ministrou Oficina de Poesia em parceria com a Casa do Poeta no Fórum Social Mundial 2010. Ministra oficinas de leitura, conto e poesia em escolas da região. Participa de Oficinas de Conto e Literatura para seu crescimento. Publica seus textos e poemas em revistas e jornais da Cidade. Participa de diversas coletâneas de Poesias em Porto Alegre e Bento Gonçalves além da Casa do Poeta de Canoas. Atuou nos últimos vinte anos na EEEM Margot Terezinha Noal Giacomazzi. Recebeu o Troféu Destaque em Educação 2007 - 27ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE e o Troféu “Paulo Freire” Destaque em Educação 2011-27ª CRE. É membro da Casa do Poeta de Canoas e da ACE.

Teve selecionado pelo microcrédito 2009 o “Calendário Histórico Cultural de Canoas para 2011” e o 2º Calendário Histórico Cultural de Canoas - 2012. É autora do livro: Quadrantes da Alma (livro que possui em torno de 50 textos – divididos em: Meio Ambiente, Homem, Sonhos, Espiritualidade, Educação, Amor e Afros). Os textos são trabalhados a partir de situações bíblicas. Parte do trabalho em power point. -2011e lançado na Feira do Livro da Cidade em junho de 2012. Neste ano está lançando o livro “Presença Afro em Canoas”, selecionado pelo  PIC 2012 da SMC. No prelo, possui os micro-contos: Cachoeira de Cristais. Há outros projetos em andamento.

Veja reportagem de Tony Capellão sobre a escolha em: http://www.canoas.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/id/117906 

VI Coletânea

Aos integrantes da VI Coletânea:
a obra já se encontra em editoração e dentro de 15 a 20 dias receberemos o boneco e os participantes serão avisados para conferir sua obras. O lançamento será feito durante o período da 30ª Feira do Livro de Canoas. Ainda não possuímos data e horário definidos.

Prestigie a Feira do Livro do Bairro Igara



Comunicamos que a Biblioteca Nelson Fachinelli da Casa do Poeta não estará funcionando nos dias 10 a 12 de abril,  e 18 a 19 de abril e 26 de abril e de 1º a 03 de maio. Motivo: Participação nas Feiras do Livro do Igara e da Harmonia e Feriadão de Páscoa e do Trabalhador. 


do