sábado, 27 de julho de 2013

ESCRITORES DE TODO BRASIL- preparem-se! - Vem aí inscrições para nossa VI Coletânea

Vem aí, inscrições para a sexta coletânea cooperativada de Poemas, Contos e Crônicas.
Vá escolhendo e revisando os textos que deseja publicar, juntando uma economiazinha para os custos e aguarde:
Tema livre. Textos não precisam ser inéditos.
MUITO EM BREVE, AQUI,
 O REGULAMENTO PARA PARTICIPAR DESTA ANTOLOGIA.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Concurso Literário AGES e CORAG

3º CONCURSO LITERÁRIO DE CONTOS -  ASSOMBROS JUVENIS
REGULAMENTO
1.  A Associação Gaúcha de Escritores, a Reinações:Confraria da Leitura de textos de Literatura Infantojuvenil e a Companhia Rio-Riograndense de Artes Gráficas - Corag promovem o 3º Concurso Literário Assombros Juvenis, que visa despertar talentos literários, promover a Literatura Infantojuvenil e homenagear a literatura de terror destinada a adolescentes, que tanto apelo tem no coração dos novos leitores.
2. Estão habilitadas a participar do concurso pessoas residentes no Rio Grande do Sul, com idade acima de 18 anos.
Obs.: É vedada a participação de membros da Comissão que organiza o concurso, bem como de seus familiares até segundo grau.
3. A participação no concurso, através do envio de textos, implica a concordância com todas as cláusulas deste regulamento.
4. Os textos deverão ser rigorosamente inéditos em veículos impressos.
5. A temática é o sobrenatural, sendo que o conto deve ter como público-alvo os adolescentes. Assim, o protagonista deverá ser um jovem ou uma jovem. Os seres do Além que fizerem parte dos contos podem ser seres do imaginário popular, retomados, ou seres criados pelo autor.
6. Cada participante poderá inscrever-se através da entrega de texto do gênero conto, devendo este ter, no máximo, cinco páginas, digitadas em espaço 1,5, utilizando fonte Arial 12, em folha A4, com margens de 2 cm.
6.1. Textos que não se encaixarem na temática ou no gênero deste concurso serão invalidados.
6.2. Cada autor poderá inscrever quantos contos desejar, desde que obedeçam ao que rege este regulamento.
7. É obrigatório o uso de pseudônimo, que deverá ser composto de no mínimo dois nomes e colocado no alto da primeira página de cada um dos textos inscritos. Caso o autor participe do concurso com mais de um texto, poderá entregá-los no mesmo envelope, desde que obedeça ao que rege o item 8.
8. Acompanhando os textos (a serem entregues impressos em papel A4 ou ofício, em três cópias, e em CD-R, em um envelope devidamente identificado com o pseudônimo) deverá constar, em um envelope menor, lacrado, identificado com o pseudônimo, uma folha com os seguintes dados:
a) Nome do concurso
b) Pseudônimo composto (mais de um nome)
c) Nome completo
d) Endereço completo
e) Telefones
f) E-mail
g) Data de nascimento
10. O prazo para as inscrições termina, impreterivelmente, em 31 de julho de 2013, até às 18h. Os envelopes com os textos concorrentes devem ser enviados pelo Correio, para a AGES: Associação Gaúcha de Escritores (Rua Oscar Tollens, 62 – Santa Teresa – Porto Alegre-RS – CEP: 90850-520). A data de inscrição será a da postagem, que, se for posterior a do prazo máximo para a inscrição, não será aceita.
11. O julgamento dos textos será realizado por uma comissão de três profissionais, de diferentes áreas da literatura, indicada pelos organizadores do concurso.
12. Os textos selecionados em número não superior a 10 serão publicados em antologia editada pelos organizadores. A edição será sem fins lucrativos, razão pela qual os organizadores exoneram-se do pagamento de direitos autorais ou de qualquer outra forma de remuneração aos autores, além da entrega gratuita de dez exemplares da antologia. A antologia terá lançamento e sessão de autógrafos na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre em data a ser marcada.
13. Não poderá figurar no livro mais do que um texto de cada autor.
14. Da premiação:
14.1. Serão outorgados certificados a todos os selecionados, e estes terão seus textos publicados na antologia do 3º Concurso Literário Assombros Juvenis, não havendo qualquer ônus aos escritores selecionados.
15. O resultado do concurso será divulgado no site da AGES (www.ages.org.br) e da CORAG (www.corag.com.br) e no blog da REINAÇÕES (confrariareinacoes.blogspot.com) até o mês de outubro de 2013.
16. Não haverá, em nenhuma hipótese, devolução dos textos concorrentes.
17. As decisões da comissão julgadora são irrecorríveis.
18. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos em conjunto pelo coordenador do concurso, jurados e representantes das entidades organizadoras.
19. Mais informações através do blog da REINAÇÕES (confrariareinacoes.blogspot.com) ou, ainda, através do e-mail caioriter@uol.com.br, com Caio Riter, organizador do concurso.

Convites da SMC

Divulgando dois convites da Secretaria Municipal de Cultura:

Homenagem pelo Dia do Escritor
A Secretaria Municipal de Cultura gostaria de prestar uma homenagem a Casa do Poeta no "Dia do Escritor", dia 25 de julho (5ªf) às 17h na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva.
O convite é extensivo aos associados da Casa do Poeta. Por gentileza, confirmar o número de participantes até o dia 23 de julho(3ªf).
Gratos pela atenção.
Andrea Falkenberg
Gestora da Unidade de Livro, Leitura e Literatura - Dir. Cidadania Cultural
Sec. Mun. de Cultura - Prefeitura Municipal de Canoas - 3478-4449/ 91917586

Obs. Nesta data, devido ao convite acima, não realizaremos o costumeiro Cafezinho Literário, programado para acontecer na última quinta-feira de cada mês.
----------------------------------------------------------------------------------
CONVITE PARA ENCONTRO: DIÁLOGOS CULTURAIS
Livro, Leitura e Literatura e Patrimônio Cultural - Dia 23 de julho de 2013 Das 18hs e 30 min as 21hs
Prezados
A participação da sociedade Civil e de artistas na gestão da cultura, ou seja no planejamento das ações e de políticas de incentivo e produção, se dá por meio dos Colegiados Setoriais de Cultura.

Os Colegiados Setoriais de Cultura são formadas por entidades do governo e integrantes dascadeias produtivas e criativas, como artistas, produtores, gestores, empresários culturais e pesquisadores, entre outros profissionais da área.
As discussões promovidas nesses órgãos procuram compreender as peculiaridades de cada linguagem artística (teatro, dança, música, artes visuais, literatura, livro e leitura e outros segmentos) para depois se transformar em metas e ações prioritárias de políticas culturais.
A Secretaria Municipal de Cultura, por intermédio da Diretoria de Economia da Cultura, convida a todos os interessados a participar dos Diálogos Culturais, no auditório da Secretaria Municipal de Cultura: João Palma da Silva, rua Ipiranga 105, Centro.
TEMAS:
·                            Mobilização para IV Conferência Municipal de Cultura;
·                            Instruções para criação dos Colegiados Setoriais de Cultura.
Ficamos a disposição para esclarecimentos: 4conferenciacultura@gmail.com
Contamos com a presença.
Atenciosamente,
       Microcrédito Cultural -   Equipe Diretoria Economia da Cultura -    Secretaria Municipal da Cultura

sábado, 20 de julho de 2013

20 de Julho - Dia Internacional da Amizade e do Amigo

A Casa do Poeta de Canoas, homenageia nesta data todas as pessoas que ao longo de sua existência, apoiaram, prestigiaram e compartilharam maravilhosos ou difíceis momentos em prol da Cultura canoense, em especial na área da Literatura e Poesia!

Origem: A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, que com a chegada do homem à lua, enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas, pois ele considerava a chegada do homem a lua significava que se os homens se unissem pelo bem, não haveria objetivos impossíveis.
A comemoração como dia internacional da amizade e do amigo foi adotada em Buenos Aires, na Argentina, através de um Decreto, e depois sendo gradualmente adotado em outras partes do mundo, e hoje quase todos os países comemoram a data.

Frases 

  • "Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade." (Confúcio)
  • "Ter muitos amigos é não ter nenhum." (Aristóteles)
  • “O amigo certo se conhece na hora incerta.” (Cícero)
  • “Fazer amigos não é tudo. É mister conservá-los.” (François D’Amboise)
“De vez em quando a gente precisa sacudir a árvore das amizades para caírem as podres.” (Mário da Silva Brito)

Enfim, não esqueçamos também dos nossos amigos silenciosos, os livros. Como dizia Voltaire, "Um livro aberto é um cérebro que fala; Fechado, um amigo que espera; Esquecido, uma alma que perdoa; Destruído, um coração que chora".

domingo, 14 de julho de 2013

Reunião Mensal

Prezados associados e amigos

Nossa reunião mensal programada para acontecer sempre na quinta feira da segunda semana do mês, não pode ser realidada em virtude da Paralisação Geral ocorrida. Desse modo, convidamos a cada um para se fazer presente para esta reunião mensal a ser realizada na próxima Quinta-feira (dia 18/07), às 18h no espaço Nemézio Meireles, Galeria Dalmolin (Av. Victor Barreto, 2642 – Centro). Vários assuntos importantes.
Att.
 Maria Luci Cardoso Leite - Presidente